(86) 9983-4382
Teresina

Postada em 25/12/2017 ás 19h16

Publicada por: Redação Fala Piauí

SAMU Teresina realizou mais de 35 mil ocorrências em 2017
Frota de ambulâncias está sendo renovada
SAMU Teresina realizou mais de 35 mil ocorrências em 2017

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Teresina realizou, de janeiro a novembro de 2017, 35.314 ocorrências. Este ano a Prefeitura de Teresina renovou boa parte da frota deste serviço, essencial aos teresinenses. São sete novas ambulâncias adquiridas para o serviço. Está previsto ainda o recebimento de mais três ambulâncias para o próximo ano, que vai somar com as sete unidades renovadas: duas adquiridas com recursos municipais e mais cinco doadas pelo Ministério da Saúde e que já estão em circulação.

O SAMU Teresina tem 13 anos de serviço gratuito, funcionando 24 horas por dia, podendo ser solicitado através do telefone 192. Atualmente, o SAMU Teresina trabalha com 11 ambulâncias e duas motolâncias.

"As novas ambulâncias vão ajudar na melhoria dos atendimentos do SAMU Teresina. Nosso esforço enquanto gestor é trabalhar para que a população possa ter uma saúde pública ágil e de qualidade”, afirma Sílvio Mendes, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Das 35.314 ocorrências realizadas pelo SAMU Teresina este ano, 5.086 foram por trauma em acidente de trânsito, 777 foram vítimas de agressão física, 135 foram urgências pediátricas, 23 ocorrências foram por cheque elétrico e 180 foram trotes, dentre outras diversas ocorrências.

“Os trotes causam prejuízos irreparáveis ao nosso trabalho de salvar vidas. Nós temos que nos deslocar até o local, o que requer gasto com combustível, além disso toda a equipe, que se prepara para o atendimento, é frustrada ao saber que aquele evento relatado não ocorreu. A comunidade também sofre com os falsos chamados, pois aquela ambulância deixa de atender um caso real, de pessoas que efetivamente necessitam do serviço”, relata Francina Amorim, diretora do SAMU Teresina.

PROJETO SAMUZINHO

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina formou neste ano de 2017 mais uma turma do Projeto Samuzinho, que tem como público alvo crianças de 7 a 12 anos. Ao todo 32 crianças participaram do curso com carga horária de 50 horas/aula e receberam certificado de “Socorristas Mirins”.

“Elas estão aptas a agirem em situações de emergência e, mais que isso, elas serão multiplicadoras do conhecimento em manobras de salvamento junto aos seus amigos e familiares. Sabemos que as crianças podem ser multiplicadoras de informação”, afirma Francina Amorim, diretora do SAMU Teresina.

O curso de Socorrista Mirim acontecia sempre às segundas-feiras, na sede do SAMU Teresina. Em julho de 2018 a Fundação Municipal de Saúde lançará edital para formação de outra turma do Projeto Samuzinho.

Receba notícias do 'falapiaui.com' através do WhatsApp

No Facebook:
imprimir

Veja também

»
© Copyright 2018 - Fala Piauí - Todos os direitos reservados - E-mail: redacao@falapiaui.com
Site desenvolvido pela Lenium