(86) 9983-4382
Elesbão Veloso-PI

Elesbão Veloso-PI

Jeovane Santos Notícias do Município de Elesbão Veloso-PI
[email protected]
(86) 99419-4064
CAMPANHA 18 DE MAIO

Postada em 10/05/2018 ás 09h04 - atualizada em 10/05/2018 ás 09h35

Publicada por: Jeovane Santos

CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) lança campanha do 18 de Maio.
Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) lança campanha do 18 de Maio.

Equipe CREAS Elesbão Veloso-PI

O coordenador do CREAS Jeovane Santos, juntamente com a equipe técnica Assistente Social Soledade e Psicologa Valéria Moura divulgam essa semana a programação da Campanha Faça Bonito O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

 Calendário de atividades:

 

PALESTRAS

LOCAL

DATA

TURNO

MANHÃ

TARDE

HORÁRIO

INÍCIO/TERMINO

INÍCIO/TERMINO

U. E. Raimundo Rodrigues

14/05

08:30hs as 09:00hs

14:00hs as 14:30hs

U. E. Joana Nonata da Silva

14/05

09:30hs as 10:00hs

16:00hs as 16:30hs

U. E. Raimundo Lopes

16/05

08:30hs as 09:00hs

14:00hs as 14:30hs

Creche Vovó Emília

16/05

09:30hs as 10:00hs

16:00hs as 16:30hs

 

 

CAMINHADA AMARELA

PERCURSO: Posto Paraiso para Praça Santa Teresinha

DATA

23/05/2018

CONCENTRAÇÃO E INÍCIO:

Posto Paraiso às 16hs

TÉRMINO:

Praça Santa Teresinha

PARADAS

Falas

Delegacia

Diferença entre abuso e exploração (Valéria Moura)

Câmera dos Vereadores

Legislação que assegura os direitos das crianças e dos adolescentes – ECA (Solidade)

Praça da Independência

As consequências Psicológicas em crianças e adolescentes que sofrem estas violências (Luana)

Conselho Tutelar

Qual o papel do conselho tutelar contra o abuso e exploração sexual dos adolescentes:

Quais as ações que o Conselho tutelar local realiza para prevenir essa violência na cidade. (Um representante do conselho tutelar)

Praça de Santa Teresinha

Síntese sobre o Dia alusivo a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, quando surgiu, qual o objetivo, quais os canais de denuncias podem ser acionados para o combate desta violência (Jorisa e Vanda).

Finalização

Fala das autoridades presentes

Por que 18 de maio?Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência. O que é violência sexual?É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social. Abuso x ExploraçãoA violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico. Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual. PrevençãoA melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Receba notícias do 'falapiaui.com' através do WhatsApp

Fala Piauí no Facebook:
imprimir

Veja também

»
Últimas notícias
Últimas municípios
Vídeos
Mais lidas da semana

Facebook

»

Twitter

»

Enquete

»
-

-
218 votos - 48.9%

-
96 votos - 21.5%

-
66 votos - 14.8%

-
66 votos - 14.8%

© Copyright 2018 - Fala Piauí - Todos os direitos reservados - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium