(86) 9983-4382
Descaso com o Piauí

Postada em 21/06/2018 ás 21h56 - atualizada em 21/06/2018 ás 22h00

Publicada por: Redacao

Valter Alencar diz que o turismo no Parque da Serra da Capivara é tratado com descaso
Pré-candidato visita municípios da região de São Raimundo Nonato.
Valter Alencar diz que o turismo no Parque da Serra da Capivara é tratado com descaso

Arqueóloga Niède Guidon e o jurista Valter Alencar.

O pré-candidato a governador do Piauí, Valter Alencar (PSC) esteve em visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, onde encontrou-se com a arqueóloga Niède Guidon. A viagem faz parte da agenda que o pré-candidato está cumprindo em 5 cidades da mesma região .

Em conversa com Niède Guidon, Valter Alencar constata que o número de visitantes tem diminuído de forma dramática. Em 2016 foram 25 mil turistas e em 2017 apenas 16 mil. “Essa diminuição do número de turistas só tem uma explicação: a falta de infraestrutura aqui no Parque. Não tem hotel, uma rede hoteleira para acomodar os turistas. O aeroporto existe, mas não recebe avião pelo simples fato de não ter um posto de combustível. Em qualquer outro lugar do mundo um patrimônio  da humanidade como o nosso receberia 5 milhões  de visitantes por ano”, comentou o pré-candidato. 

Valter Alencar ressalta que o Aeroporto Internacional Serra da Capivara foi inaugurado em outubro  de 2015, depois de uma longa espera e sem as medidas de um aeroporto internacional. O problema foi corrigido mas não existe nenhum tráfego. A completa falta de infraestrutura no Parque tira a esperança de Niède, que tem 40 anos de pesquisas e dedicação ao local do berço do Homem Americano.

Em dezembro deste ano ela inaugurará o Museu da Natureza, onde colocará em exposição todo o acervo resultante desses 40 anos de pesquisa. Porém, desmotivada com a falta de investimentos do Governo do Estado, ameaça deixar o Piauí e o Brasil no próximo ano. “Estou sem esperança com o descaso do Governo Estadual e Governo Federal. Esperei muito pelo incremento turístico desse potencial de cultura e meio ambiente, fato que acabou não acontecendo”, afirmou Niède Guidon.

Valter Alencar, como pré-candidato, acredita que toda essa situação possa ser revestida, “colocando o turismo do Estado como pauta prioritária de Governo. Sem priorizar essa indústria do turismo não será possível alavancar o desenvolvimento, gerar empregos, incrementar a economia”, ressaltou.

Receba notícias do 'falapiaui.com' através do WhatsApp

Fala Piauí no Facebook:
imprimir

Veja também

»
© Copyright 2018 - Fala Piauí - Todos os direitos reservados - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium