(86) 9983-4382
Sarampo e Polio

Postada em 12/09/2018 ás 22h40

Publicada por: Redacao

Fonte: PMT

Campanha de vacinação contra Pólio e Sarampo segue até sexta-feira (14)
Meta é atingir 95% do público alvo.
Campanha de vacinação contra Pólio e Sarampo segue até sexta-feira (14)

Imagem ilustrativa.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo segue até a próxima sexta-feira, dia 14. A meta é atingir 95% do público alvo. Em Teresina, 48.878 crianças de 1 a menores de 5 anos precisam tomar a dose contra a Pólio e Sarampo. Apenas 75% do público alvo foi vacinado até o momento.

“Pedimos que pais e responsáveis levem seus filhos para tomar a vacina. A Poliomielite é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa por via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um meio comum, como água ou alimentos contaminados. O agente patogênico consegue se multiplicar no intestino”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Amariles alerta ainda que o Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus que é espalhado por tosses e espirros, contato pessoal próximo ou contato direto com secreções nasais ou da garganta. O primeiro sinal da doença geralmente é a febre alta, que começa entre dez e 12 dias após a exposição ao vírus e dura de quatro a sete dias.

A vacinação de rotina em crianças, combinada com campanhas de imunização em massa em países com altas taxas de casos e mortes, são estratégias-chave de saúde pública para reduzir as mortes pelas doenças em todo o mundo.

Receba notícias do 'falapiaui.com' através do WhatsApp

Fala Piauí no Facebook:
imprimir

Veja também

»
© Copyright 2018 - Fala Piauí - Todos os direitos reservados - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium