Sexta, 10 de abril de 2020
(86) 99983-4382
Governo
Oeiras

Oeiras

Elpidio Júnior Notícias do Município de Oeiras
[email protected]
(89) 98821-0023
CORONA VÍRUS

Postada em 24/03/2020 ás 02h29 - atualizada em 24/03/2020 ás 02h38

Publicada por: Elpidio Júnior

Defensoria Pública recomenda medidas urgentes por 30 dias contra o coronavírus em Oeiras
De acordo com a defensoria, as medidas seguem orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Governo do Estado e Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, bem como da Diretoria Regional da Defensoria Pública.
Defensoria Pública recomenda medidas urgentes por 30 dias contra o coronavírus em Oeiras

Representante da Segunda Defensoria Regional de Oeiras, Dra. Karla Andrade (Reprodução)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, através da 2ª defensoria regional de Oeiras visando garantir a segurança da população emitiu, nesta segunda-feira (23), recomendações à população, ao Poder Público e à iniciativa privada. A medida visa conter a disseminação do Novo Coronavírus (Covid-19).

De acordo com a defensoria, as medidas seguem orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde,  Governo do Estado e Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, bem como da Diretoria Regional da Defensoria Pública, que emitiu recomendação a todos os Defensores Regionais  no sentido de reforçarem orientações sobre a prevenção ao Covid-19.

Ao fazer as recomendações, a Defensora Pública Karla Andrade considera a quantidade de infectados no país e no Estado, além do fato de a possibilidade desse número ser muito maior que oficialmente divulgado, especialmente tendo em vista a forma silenciosa de contágio da doença, com a atrasada manifestação de sintomas, associado à existência de poucos kits de exame disponíveis no Piauí.

Comércio

Entre as recomendações, está o fechamento de toda atividade comercial não essencial como bares, academias, salões de beleza, lojas de revenda de artigos diversos, entre outros, além de restrição imediata de acesso a população a esses estabelecimentos, mantendo o uso de senhas para limitar o número de pessoas em estabelecimentos considerados essenciais, como casas lotéricas, supermercados, padarias e bancos.

Trabalhadores 

A Defensora Pública também recomenda a dispensa de trabalhadores integrantes dos grupos de risco, com manutenção da remuneração, e a disponibilização de itens de proteção mínimos aos funcionários dos estabelecimentos, tais como máscaras e produtos de limpeza específicos.

FarmáciasÀs farmácias e revendedores de produtos hospitalares, é recomendado que evitem a majoração de preços de produtos relacionados à prevenção do COVID-19 ou doenças assemelhadas e que destinem a comercialização de máscaras com prioridade aos profissionais da área de saúde e à população do grupo de risco, assim como que reservem imediatamente 60% dos estoques dos equipamentos destinados à proteção dos profissionais de saúde para o Poder Público Municipal e Estadual, bem assim para instituições de saúde privadas da região, especialmente os envolvidos na prevenção e combate da pandemia.

Fornecimento de água e energia

A recomendação da Dra. Karla Andrade se destina também as empresas fornecedoras de água energia, para que evitem cortes mesmo diante de possível situação de inadimplência, e às instituições religiosas que adotem medidas de controle, com análise da possibilidade de suspensão de cultos e missas, visando evitar aglomeração.

Instituições religiosas

A recomendação para as instituições religiosas é que estas analisem e decidam em seus conselhos coletivos e diretorias acerca da possibilidade de suspensão dos cultos coletivos. Que adotem medidas de controle, acesso e permanência de fiéis nos cultos e templos. Ainda que, ante sua reconhecida capilaridade no interior e zonas rurais, sejam veículos multiplicadores das campanhas de orientação da população quanto à prevenção do COVID-19, notadamente quanto à necessidade do isolamento social.

Meios de comunicação

Aos meios de comunicação, recomendou-se que intensifiquem a divulgação de informações acerca da prevenção, da necessidade de isolamento social e que repliquem as informações  oficiais.

Fala Piauí no Facebook:
imprimir

Veja também

»
Últimas notícias
Últimas municípios
Vídeos
Mais lidas da semana

Facebook

»

Twitter

»

Enquete

»

Nenhuma enquete cadastrada.

Receba notícias do Fala Piauí pelo WhatsApp WhatsApp
© Copyright 2020 - Fala Piauí - Todos os direitos reservados - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium