4dd284a06a, RESELLER, d1a215d9eb5aee9e
21°C 35°C
Teresina, PI
Publicidade

Diretor técnico do HRJL de Picos fala da atual situação de leitos para pacientes com Covid-19

O médico Tércio Luz, ressaltou que a faixa etária de pacientes internados em sua maioria está abaixo de 60 anos de idade.

Jucelma Sales
Por: Jucelma Sales
29/05/2021 às 00h01 Atualizada em 29/05/2021 às 00h25
Diretor técnico do HRJL de Picos fala da atual situação de leitos para pacientes com Covid-19
Foto: Reprodução

O diretor técnico do Hospital Regional Justino Luz de Picos, o neurologista Tércio Luz, falou da situação das internações do hospital que atende toda região de Picos, e disse que o país vive a segunda onda do coronavírus.

Continua após a publicidade

"A gente ainda vive a segunda onda. Os picos do Brasil em relação ao coronavírus ainda são bem lentas a regressão, então a gente ainda está sentindo uma onda, e estamos indo para estabilidade. Esta segunda onda está sendo mais prolongada que a primeira. Temos alguns momentos de queda , que são temporais, mas logo depois volta a capacidade quase total dos leitos. É possível dizer que em 2021 houve um aumento de 30 a 40% da capacidade de internações", frisou Tércio Luz.

Continua após a publicidade

O médico Tércio Luz, ressaltou que a faixa etária de pacientes internados em sua maioria está abaixo de 60 anos de idade.

"Podemos dizer que da semana passada para cá, mais de 50% de pacientes internados tem menos de 60 anos. Essa mudança é constante, porque os grupos de riscos de idosos estão vacinando, então acabam internando menos. Algo que sempre falo, é que hoje,  não existe mais grupo de risco, pois todos os grupos são de risco para o coronavírus. Vejo, que pessoas mais jovens que contrai a doença estão evoluindo para forma mais graves", pontuou o médico.

Continua após a publicidade

O Hospital Regional Justino Luz de Picos, possui duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para Tratamento de Sindromes Respiratória Aguda, cada uma com 10 leitos, e 43 leitos na enfermaria. E recentemente foi criada, uma sala SPA covid que existe 7 vagas para pacientes em observação.

"As vagas do SPA são para pacientes que chegam no hospital, são examinados e aguardam os resultados de exames. Ele fica em observação até a decisão da internação, para onde o paciente vai, se é para UTI ou para enfermaria. No entanto, alguns pacientes recebem alta médica, mas que não foi embora ainda para casa porque a família não pôde fazer a remoção. Então ficam em observação esperando", relatou Tércio Luz.

O médico afirmou ainda, que o hospital existe estrutura para ampliação de 20 leitos clínico no setor Covid. Já para UTI não existe um espaço físico próprio, pois o local precisa de uma organização maior.

Além disso, Tércio Luz, pede para que as pessoas não relaxem com os cuidados e que continuem usando máscaras, cuidar da higienização, usar álcool em gel para diminuir a contaminação do vírus e evitar aglomerações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias