21°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Vacina contra Covid-19 de dose única chega nesta semana em Teresina

O Ministério da Saúde conseguiu antecipar mais de 3 milhões de doses da vacina da Janssen, fabricada pela farmacêutica Johnson & Johnson.

Por: Redação Fala Piauí Fonte: MN
13/06/2021 às 10h32
Vacina contra Covid-19 de dose única chega nesta semana em Teresina
Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde conseguiu antecipar mais de 3 milhões de doses da vacina da Janssen, fabricada pela farmacêutica Johnson & Johnson. Durante coletiva de imprensa, realizada no sábado (12), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, contou a novidade. “O FDA aprovou o envio da doses da Janssen. E temos um ponto positivo: o fato de que essas doses têm um desconto de 25% em relação ao valor anteriormente acertado. E isso ocasiona uma economia de cerca de R$ 480 milhões”, destacou Queiroga. 

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o ministro, o pagamento só ocorrerá em relação às doses que forem efetivamente aplicadas. “Nós já informamos que essas doses têm um prazo de validade mais curto e, por conta disso, o Programa Nacional de Imunizações, decidiu que essas doses deveriam ser aplicadas nas capitais”, pontuou. 

Continua após a publicidade

Teresina será a cidade do Piauí onde a Janssen será aplicada. A previsão é que a primeira remessa de imunizantes chegue nesta semana. Dentre as novidades, está a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) sobre a expansão do prazo de validade dessas doses, que foi ampliado até 8 de agosto. A ampliação do prazo precisa da validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), prevista para segunda-feira (14). 

Na sexta-feira (11), a FDA aprovou o envio do lote ao Brasil. A antecipação das doses é resultado da articulação entre o Governo Federal com a Janssen e o Governo Americano. Por se tratar de uma carga internacional, ao chegarem ao Brasil, as vacinas passarão pela liberação da Receita Federal e da Anvisa. Depois, os imunizantes serão levados para o Centro de Distribuição Logístico do Ministério da Saúde, localizado no aeroporto de Guarulhos (SP). 

Continua após a publicidade

Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde (SVS), lembrou que a vacinação da Janssen é dose única e que isso resulta em celeridade na imunização dos brasileiros, uma vez que 3 milhões de pessoas irão completar o esquema vacinal com essa remessa. “Nós pactuamos com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) seguirmos com qualquer imunizante os critérios dos grupos prioritários dando sequência ao calendário do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina”, afirmou. 

A vacina da Janssen é dose única e tem 85% de eficácia, após 28 dias da data da aplicação na prevenção da forma severa da Covid-19 em todas as regiões em nas quais o estudo foi realizado. Já nos casos em que a doença se apresentou de forma moderada, a eficácia foi de 66%. Os dados de eficácia e segurança se baseiam em estudo com 43.783 participantes em oito países, incluindo o Brasil, de três continentes com uma população diversa e ampla, sendo 34% dos participantes com mais de 60 anos de idade. 

A vacina Covid-19 da Janssen possui condições de armazenamento e transporte que permitem a distribuição dentro da infraestrutura e logística já existentes para medicamentos e vacinas no Brasil. Isso facilita o transporte logístico para todos os municípios do país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias