
Na manhã deste domingo, 13 de junho, aconteceu no município de Colônia do Gurgueia uma manifestação pacífica em prol da Feira nos domingos da semana. A movimentação foi organizada pelos munícipes colonienses, pois a mudança rápida na questão dos dias, além de quebrar uma das tradições de Colônia do Gurgueia, também dificultou a rotina dos feirantes de cidades próximas que vinham para comercializarem. Da metade do ano de 2020 até este momento, a Feira nos dias de sábado, não possui mais um bom ciclo econômico, já que são poucos feirantes na ativa. E o propósito da manifestação neste domingo, visa resgatar o início de uma importante história cultural, a Feira nos domingos, visto que a mesma representa a infância de muitos filhos da terra, estiveram presentes na manifestação pessoas de cidades e povoados vizinhos, em que pronunciaram a defesa em resgatar e preservar essa tradição cultural. A Feira de Colônia do Gurgueia originou no ano de 1971, com um pequeno ponto de venda da Senhora Vicentina Gonçalves e do Senhor Antonio Constâncio, onde realizavam as vendas nos dias de domingo. Assim, contribuíram para o desenvolvimento cultural e econômico de Colônia do Gurgueia, e nesse mês de junho a Feira está completando 50 anos de muita história.
De preservar uma tradição popular urbana. “Uma questão de cidadania.” (DOLZANI, 2008).















































