23°C 37°C
Teresina, PI
Publicidade

Psicóloga Kelyane Lima fala da importância do "Setembro Amarelo"

A Piscicóloga Kelyane , fala um pouco da importancia que temos que ter e observar e dár atenção, aos nossos familiares, amigos e pessoas que venham nos procurar a juda de alguma forma.

Rai Lima
Por: Rai Lima Fonte: Assessoria de Comunicação
03/09/2021 às 09h01
Psicóloga Kelyane Lima fala da importância do
Raí Lima Fotografo

O represetante do Portal Fala Piaui de Cristino Castro-PI, senhor Raí Lima,  entrou em contato com a Psicóloga Kelyane Lima, onde os mesmos abordaram um tema muito importante que é "SETEMBRO AMARELO" campanha essa que deve ser sempre priorizado e trabalhado todos os dias do ano.  

Continua após a publicidade

A Piscicóloga Kelyane , fala um pouco da importancia que temos que ter e  observar e dár  atenção, aos nossos familiares, amigos e pessoas que venham nos procurar a juda de alguma forma. 

Continua após a publicidade

O Setembro Amarelo é uma campanha de Prevenção ao Suicídio, tendo o dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no entanto, busca–se trabalhar o ano inteiro formas de prevenção e acolhimento.

O suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal. Descreve–se como comportamento suicida: os pensamentos, os planos e a tentativa de suicídio.

Continua após a publicidade

 

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Tem-se o registro cada vez mais de casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O suicídio é uma grande questão de saúde pública em todos os países. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2014), é possível prevenir o suicídio, desde que, entre outras medidas, os profissionais de saúde, de todos os níveis de atenção, estejam aptos a reconhecerem os fatores de risco presentes, a fim de determinarem medidas para reduzir tal risco e evitar o suicídio.

Estigmas baseados nos erros e preconceitos em torno da doença mental e do comportamento suicida contribuem para um processo em que pessoas são levadas a se sentirem envergonhadas, excluídas e discriminadas.

A prevenção do suicídio deve ser um movimento que leva em consideração o biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias