18°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Festejos de Santa Cruz dos Milagres voltam a receber romeiros, mas com restrições

Em 2020, devido à pandemia, pela primeira vez as missas foram transmitidas pela internet e a entrada de romeiros de outras cidades foi proibida.

Por: Redação Fala Piauí Fonte: G1
11/09/2021 às 17h07
Festejos de Santa Cruz dos Milagres voltam a receber romeiros, mas com restrições
Foto: Reprodução

Com a diminuição dos casos de Covid-19 e o avanço da vacinação, neste ano, as missas dos festejos (veja programação abaixo) no município de Santa Cruz dos Milagres, a 180 km ao sul de Teresina, voltaram a ser presenciais e a contarem com a presença de romeiros de outras cidades. Entretanto, diversas normas sanitárias estão em vigor para evitar a proliferação do coronavírus.

Continua após a publicidade

Primeira missa: 06h

Continua após a publicidade

Segunda missa: 09h

Batizados: 09h

Continua após a publicidade

Terceira missa: 11h

Terço de Santa Cruz ou Terço da Misericórdia: 14h

Quarta missa: 19h

Segundo a enfermeira Karyn Ibiapina, os romeiros que não possuem hospedagem definida devem sair da cidade até às 15h. “Damos orientações para todas as pessoas que chegam em Santa Cruz sobre a permanência aqui. Fazemos a aferição da temperatura e perguntamos se a pessoa vai ficar hospedada na cidade. Se não for, deve retornar até às 15h”, explicou.

Outras medidas adotadas são: uso obrigatório de máscaras de proteção facial dentro e fora do Santuário, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social durante as missas. Na basílica, que tem a capacidade de abrigar 5 mil pessoas, por exemplo, somente 1,5 mil lugares estão sendo ocupados.

"São quatro vagas por banco, sendo um metro a distância entre os assentos. Temos 80 banheiros com 44 pias. Estamos preparados para receber com segurança você e sua família que deseja vir à casa de Deus fazer suas orações e pagar as suas promessas", informou o padre Raniere Alencar Moura.

Nesse período, a cidade costumava receber aproximadamente 50 mil pessoas do Piauí e de outros estados. Trata-se de uma das maiores romarias do Nordeste. Em 2020, devido à pandemia, pela primeira vez as missas foram transmitidas pela internet e a entrada de romeiros de outras cidades foi proibida.

Neste ano, as celebrações iniciaram no dia 5 de setembro e acontecem até a próxima terça-feira (14).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias