Domingo, 05 de Dezembro de 2021
25°

Muitas nuvens

Teresina - PI

Municípios Falta D'água

Sem água, moradores da localidade Estiva recorre a Câmara de vereadores para pedir ajuda

Segundo o vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais da Estiva, Leonardo Ribeiro, o mesmo disse que tanto a empresa responsável pelo fornecimento da água, tanto o atual prefeito Dr. Macaxeira são conhecedores e sabedores do problema há anos, e até o momento nenhuma providência foi tomada por parte da gestão.

21/09/2021 às 10h32 Atualizada em 22/09/2021 às 09h49
Por: Róbson Ferreira
Compartilhe:
Fotos: Róbson Ferreira
Fotos: Róbson Ferreira

       A comunidade Estiva, localizada na zona rural do município de Redenção do Gurguéia, vem sofrendo há 5 (cinco)  anos com a frequente e recorrente falta d'água ocasionada por vários fatores, conforme foi denunciado na noite desta segunda-feira (20) em sessão realizada pela Câmara Municipal de vereadores por representantes da comunidade.  O abastecimento na comunidade é de responsabilidade da Companhia Municipal de Água e Esgotos de Redenção do Gurguéia (AERG).

      Segundo o vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais da Estiva, Leonardo Ribeiro, o mesmo disse que tanto a empresa responsável pelo fornecimento da água, tanto o atual prefeito Dr. Macaxeira são conhecedores e sabedores do problema há  anos, e até o momento nenhuma providência foi tomada por parte da gestão. Segundo Leonardo Ribeiro, o mesmo já tinha entrado em contato tanto com o prefeito, assim como o presidente da Companhia de água do município, Bertoldo Mendes, pedindo que os mesmos tomassem providências em relação aos problemas  no abastecimento.

    Leonardo, em seu discurso na sessão informou aos vereadores que alguns moradores colocam registros na rede de distribuição e com essa ação, impedem que a água que já é pouca chegue as demais residências e mesmo depois de  saber onde ficam os registros nenhuma atitude foi tomada por parte AERG e muito menos por parte da gestão, dando a entender que não é responsável pelo problema, segundo o próprio morador lembrou na sessão, que até uma denúncia foi feita ao Ministério Público do Piauí, a fim que fosse solucionado o problema. 

    Ainda de acordo com Leonardo Ribeiro, o abastecimento é insuficiente, a bomba submersa que atende a comunidade com aproximadamente  80 famílias não tem potência suficiente para atender a demanda e em função disso, a comunidade só dispõe de água em média de 3 ou 4 hrs por dia, e neste curto intervalo de tempo ainda é privada de receber água por conta dos vários empecilhos na rede de distribuição. O sistema de abastecimento de água de Redenção do Gurguéia foi municipalizado e a prefeitura é responsável por distribuir a água aos moradores tanto da zona urbana, tanto da zona rural do município. 

A nossa Redação teve acesso a fotos de caixas de águas de moradores, onde estão completamente vazias. (FOTOS) ao final da matéria

 

Outro lado:

 

    Ao ser questionado na sessão pelos vereadores e também pelos moradores da comunidade, o presidente da Companhia de Abastecimento de Água e Esgoto de Redenção do Gurguéia, Bertoldo Mendes, disse que nos próximos dias a AERG estará equipando e fazendo a instalação de um  poço que tem na comunidade, e assim resolvendo boa parte da falta d'água. 

 

O Portal Fala Piauí entrou em contato com o prefeito Dr. Macaxeira para falar a respeito do assunto, mais até o fechamento desta matéria, o mesmo não retornou ao nosso contato.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e área interna

 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Redenção do Gurguéia - PI
Redenção do Gurguéia - PI
Sobre o município Notícias do Município de Redenção do Gurguéia
Teresina - PI Atualizado às 02h16 - Fonte: ClimaTempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

Seg 36°C 25°C
Ter 36°C 24°C
Qua 35°C 24°C
Qui 36°C 25°C
Sex 35°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias