4dd284a06a, RESELLER, d1a215d9eb5aee9e

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Picos recebeu um recurso do Ministério da Saúde para trabalhar no combate ao coronavírus na região de Picos. Foi disponível a Saúde de Picos uma quantia R$ 1.678, 886,37 para ajudar no enfrentamento do novo coronavírus.
O secretário municipal de Saúde, Júnior Santos, afirma que esse recurso já está na conta e vai ser utilizado apenas para os casos suspeitos de Covid-19.
"Esse recurso vai ser usado para o coronavírus, vamos estruturar o Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) . Vamos deixar tudo estruturado e dentro dos padrões exigido pelo Ministério da Saúde, tendo uma vigilância sanitária. [...] Vamos fazer isso com muita responsabilidade e muita dedicação com parceria do Governo do Estado através do Hospital Regional [...] ", informou Júnior Santos.
O Secretário de Saúde Júnior Santos, afirma que esse dinheiro é destinado à ações de MAC –média e alta complexidade .
"A prefeitura de Picos pode gasta com o CIEM com o Samu que são dois órgão da prefeitura de Picos que são de média e alta complexidade e as ações dos Covid -19, e são exclusivamente para isso . "Nós podemos gastar com compras de EPI, com o pessoal que está trabalhando nesse enfrestamento ao Covid-19 e, também na compra de insumos , comprar teste rápidos como nós já estamos comprando", pontuou.
A principio o município efetuou a compra de 2.500 testes rápidos de Covid-19. No entanto, o prefeito Padre Walmir Lima ,autorizou na última segunda-feira (13), a compra de mais mil testes, totalizando 3.500 testes rápidos.
"A prioridade para esses testes são os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus e também aquelas pessoas que tem os sintomas que possa confundir com uma gripe comum e o coronavírus. O médico vai encaminhar essa pessoa para realizar o teste no CIEM", disse Júnior Santos.
Júnior Santos, alerta a população para a importância do isolamento social.
"O mais importante nesse momento é cada um ter responsabilidade de ficar em casa . Você deve colocar na cabeça, que se sair pode não está só se prejudicando, mas pode está contaminado o próximo, a familiar, a população de uma maneira geral , seu ciclo de amizade e, que essas pessoas vão contaminar outras pessoas. Você pode ser um vetor de espalhar esse vírus", concluiu Júnior Santos.