(86) 9 9983-4382
Avelino Lopes-PI

Avelino Lopes-PI

Equipe de Municípios Blog do município de Avelino Lopes
[email protected]
(86) 9983-4382
Contradição

Postada em 11/05/2019 ás 15h50 - atualizada em 11/05/2019 ás 15h55

Publicada por: Redacao

Vereador revela voto secreto e Câmara aprova contas da Prefeitura de Avelino rejeitadas pelo TCE
Parlamentar assinou em cédula de votação para comprovar fidelidade ao Prefeito.
Vereador revela voto secreto e Câmara aprova contas da Prefeitura de Avelino rejeitadas pelo TCE

Divulgação.

Para o eleito que ainda não sabe, a Câmara de Vereadores tem papel importante num município, além de elaborar leis que beneficiem a população, tem também por obrigação fiscalizar, controlar os atos e contas do Poder Executivo, no caso a Prefeitura.

Pois bem, ao que tudo indica essa premissa básica de toda Câmara não vem sendo seguida pela maioria dos vereadores do município de Avelino Lopes que aprovaram as contas da Prefeitura, em sessão realizada nessa última sexta-feira (10), mesmo sabendo que o Tribunal de Contas do Estados Piauí (TCE) ter julgado irregulares as contas do prefeito Diostenes Jose Alves, da primeira-dama e secretária de Saúde – Olga Piauilino e do Secretário de Educação Luan Dias Próspeto. As irregularidades foram encontradas pelo TCE nas contas de 2015 nos recursos do Fundeb, Secretaria Municipal de Saúde e nos gastos do Fundo de Participação do Município (FPM).

Como é sabido de todos, o prefeito tem maioria na Câmara, com isso, não foi difícil para o gestor conseguir a aprovação de suas contas, mesmo com as irregularidades encontradas pelo TCE. Assim, na sessão do último dia 10 de maio, o prefeito conseguiu aprovar suas com maioria de 6 votos a favor e 3 votos contra.

Vereador revelou voto

Entretanto, a votação de aprovação de contas por lei federal deve ser anônima, ou seja, os vereadores não podem revelar qual foi o seu voto. Porém, o vereador Nilson Pereira, mais conhecido como ‘Nilsão’, quis expressar por escrito sua ‘fidelidade’ e aprovação incondicional a todos os atos da Prefeitura e colocou na cédula de votação, além do ‘x’ no a Favor, o próprio nome Nilsão. Tão deveria fazer com que seu voto fosse considerado Nulo.

Apesar do erro claro do vereador, o presidente da Thelis Santos, que também apoia a Prefeitura, preferiu passar ‘por cima’ da lei federal e da lei orgânica do município, e considerou o voto de Nilsão como mais um ‘a favor das contas do prefeito’.  

Com o resultado da aprovação das contas da Prefeitura pela Câmara de Vereadores, mesmo com a rejeição do TCE, o dano maior é para população da cidade que não tem a certeza de confiança nos vereadores, que foram eleitos para fiscalizar a Prefeitura, mas ao que tudo indica, os acordos políticos tem supremacia em Avelino Lopes.   

Por Redação Teresina

Fala Piauí no Facebook:
imprimir

Veja também

»
Últimas notícias
Últimas municípios
Vídeos
Mais lidas da semana

Facebook

»

Twitter

»

Enquete

»

Nenhuma enquete cadastrada.

Receba notícias do Fala Piauí pelo WhatsApp WhatsApp
© Copyright 2019 - Fala Piauí - Todos os direitos reservados - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium