Terça, 23 de julho de 2019
(86) 9 9983-4382
Canto do Buriti-PI

Canto do Buriti-PI

Profº. Flávio Amorim - DRT/PI Nº 0002309 Blog do município de Canto do Buriti
[email protected]
(89) 98101-0078
Brejo do Piauí-PI

Postada em 17/06/2019 ás 16h33

Publicada por: Profº. Flávio Amorim - DRT/PI Nº 0002309

Fonte: Redação Fala Piaui em Canto do Buriti

O Parque Nacional Serra da Capivara comemora 40 anos com grande festa e evento em vários municípios
O Parque Nacional Serra da Capivara comemora 40 anos de sua criação
O Parque Nacional Serra da Capivara comemora 40 anos com grande festa e evento em vários municípios

Imagem: Divulgação

O Parque Nacional Serra da Capivara, no sul do Estado do Piauí, é considerado um dos mais conhecidos santuários arqueológicos do Brasil e do mundo graças ao seu patrimônio pré-histórico principalmente (as tocas com pinturas rupestres), para celebrar esta data tão importante foi preparada uma grande festa para comemorar seu 40º aniversário.

Criado em 1979 por meio da pesquisadora Niéde Guidon, o Parque Nacional Serra da Capivara atinge vários municípios (Brejo do Piauí, São Raimundo Nonato e Coronel José Dias), sua fama se consagrou no mundo científico por suas “datações” que causam polêmica ao sugerir a chegada do homem ao continente americano há mais de 50 mil anos.

No dia 8 de junho (sábado) Brejo do Piauí também comemorou o aniversário de 40 anos do Parque Nacional Serra da Capivara, o município faz parte do Parque tendo vários sítios dentro do seu território, principalmente paredões com pinturas rupestres.

Das 8:00h as 17:00h – A Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco participou do projeto em Brejo do Piauí: com atividades científicas, culturais e desportivas no Ginásio Poliesportivo do município. Foram também distribuídas e feito o plantio de diversas mudas de plantas doadas pelo Viveiro Mata Branca ao município.

A solenidade de encerramento das comemorações do 40º ano de criação do Parque Nacional Serra da Capivara aconteceu no anfiteatro da Pedra Furada com o Musical “Conhecer para Preservar” – coreografia baseada na companhia Zurcaroh – encenada por estudantes da Escola CAA - Centro de Aprendizagem Avançada. Foi anunciado também o Projeto “Niéde Guidon 50 anos com os pés, mãos, cabeça e coração no Piauí”, que no ano de 2020 celebrará as cinco décadas da chegada da pesquisadora na região sul do Estado.

Fala Piauí no Facebook:
imprimir

Veja também

»
Últimas notícias
Últimas municípios
Vídeos
Mais lidas da semana

Facebook

»

Twitter

»

Enquete

»

Nenhuma enquete cadastrada.

Receba notícias do Fala Piauí pelo WhatsApp WhatsApp
© Copyright 2019 - Fala Piauí - Todos os direitos reservados - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium