Sexta, 28 de Janeiro de 2022
30°

Muitas nuvens

Teresina - PI

Geral Piauí

Projeto Saúde Digital vai popularizar Telemedicina no Piauí

Com o projeto de parceria público privada, piauienses terão acesso rápido à atendimento médico via telemedicina.

06/12/2021 às 15h05
Por: Redação Fala Piauí Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

A Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) abre nesta segunda-feira (06) a fase de consulta pública do projeto Saúde Digital, que prevê a implantação de espaços chamados “salas conceito” em todos os municípios do Piauí para receber o paciente que será atendido pelo médico especialista, via consulta por telemedicina. A estrutura também permitirá a realização dos principais exames no próprio local, utilizando o kit de exames portátil que será manuseado pelo profissional de saúde presente com suporte do médico especialista à distância.

Telemedicina é quando o médico atende o paciente em ambiente virtual, através de videoconferência e auxílio de tecnologias da informação para facilitar e agilizar a prestação de serviço. “No Piauí, assim como em todo o país, a maior parte da mão de obra especializada está concentrada em regiões centrais ou mais populosas, deixando cidades de menor porte com cobertura médica insuficiente. Nosso propósito com esse projeto é cuidar dessas pessoas que sofrem com a falta de médicos no interior do estado por meio da descentralização do atendimento proporcionada pela telemedicina”, explica Viviane Moura, gestora da Suparc.

Moradores de cidades pequenas no interior do estado sofrem com a falta de especialistas para fazer consultas e laudar exames. “Com um projeto desse, a partir de agora não vamos mais gastar dinheiro com a necessidade de deslocamento, isso é maravilhoso”, comenta Enedina Silva, residente do município de Boa Hora do Piauí, que fica a cerca de 135 km da capital e possui aproximadamente 6 mil habitantes.

Com esse avanço e o reconhecimento da telemedicina, há um grande esforço das empresas de tecnologia para sempre oferecer o melhor produto e serviço. No Piauí, através do projeto Piauí Conectado, que vai oferecer cobertura de internet de alta velocidade para 100% do estado até 2022, a implantação do projeto Saúde Digital vai facilitar a experiência dos usuários.

O Saúde Digital abrange ainda uma central de laudos, onde o parceiro privado o deverá manter uma equipe à distância que receberá os exames realizados pelas equipes locais nos municípios, e os profissionais especializados farão a análise a distância, apresentando os resultados dos exames recebidos. Também será implantado um sistema de tecnologia que integrará os prontuários médicos, fazendo com que os dados dos pacientes estejam sincronizados entre os mais diferentes tipos de hospitais do Estado.

A prioridade do projeto são os eixos Materno Infantil e Doenças crônicas não transmissíveis, buscando combater a mortalidade na infância e das mães, além dos óbitos por doenças crônicas não contagiosas, e óbitos decorrente de doenças do aparelho circulatório, como por exemplo o AVC e o infarto do miocárdio. A ideia é oferecer suporte a população, em especial pacientes que não podem ser atendidos presencialmente por diversas razões, como a pandemia, a distância geográfica ou a mobilidade reduzida.

Dentro das ações de responsabilidade social do Saúde Digital, o parceiro privado irá capacitar profissionais e estudantes do estado do Piauí com cursos de Telemedicina, Prevenção da Gravidez, Técnico em Enfermagem, MBA em Gestão de Qualidade em Saúde, entre outros.

A consulta pública estará aberta no período de 06/12/2021 a 17/01/2022 e os interessados podem acessar todos os documentos referentes ao projeto no site www.ppp.pi.gov.br. Os comentários, sugestões e as manifestações sobre os documentos deverão ser encaminhadas à SUPARC, identificados com nome, empresa, CPF/CNPJ, endereço, e-mail e telefone, através do e-mail [email protected], assim como poderão solicitar o agendamento de reuniões. A audiência pública do projeto acontecerá no dia 17/01/2022, às 10h, no Auditório da Secretaria de Estado da Administração – SEAD, localizado na Avenida Pedro Freitas, s/nº, Bloco A, Centro Administrativo, Bairro São Pedro, Teresina-PI.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI Atualizado às 16h58 - Fonte: ClimaTempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 30°

Sáb 32°C 22°C
Dom 34°C 22°C
Seg 34°C 23°C
Ter 35°C 23°C
Qua 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias