A redação do portal André news tem recebido muitas denúncias e reclamações de moradores de diversos pontos do município de Uniao (PI) sobre o fornecimento de energia elétrica prestado pela empresa Equatorial Energia. Em sua maioria, os moradores reclamam de oscilações, quedas no fornecimento durante horas e, às vezes dias, além de prejuízos em virtude das perdas de produtos que devem ser mantidos em baixas temperaturas e, ainda, a queima de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.
Além dos problemas já apontados, a onda de oscilações, segundo os moradores, tem queimado muitas lâmpadas do sistema de iluminação pública em diversos locais da zona urbana e, principalmente, na zona rural, deixando comunidades inteiras às escuras.
“Aqui nós passamos três dias com energia e mais três sem ela. Hoje mesmo tem casas aqui na comunidade que tem energia e em outras, não tem”, disse uma moradora do povoado Bacuri região de David Caldas.
“Esses dias eu passei três dias sem energia e a gente ligando e eles nunca vinham atender. Quando vieram eu indaguei porque não vieram [antes] e eles acharam ruim, dizendo que a gente não tinha feito a ligação. Mas nós fizemos, sim”, disse uma Morada.
Além desses relatos há muitos outros vindos de diferentes localidades do município. Segundo a população, após as chuvas, os problemas referentes ao fornecimento de energia parecem ter se acentuado. No entanto, até o momento, os moradores continuam sofrendo com os transtornos e prejuízos, pagando caro para ter o mínimo de dignidade e exigindo apenas o que lhe é direito: um fornecimento de energia de qualidade.
Com as fortes chuvas registradas nos últimos dias a queda da energia é frequente.