Na manhã desta Quinta-feira10/03, foi realizado uma atividade alusiva em comemoração ao 08 de março dia internacional das mulheres. O evento ocorreu em David-Caldas região Polo de União.
Neste ano de 2022 as mulheres da região receberam uma palestra com uma Instrutora do SEBRAE Valcleide Moura,com o tema proposto" Empreendedorismo Feminino " .
Haja vista que a cada dia está aumentando o número de mulheres com um trabalho de geração de renda individual ou familiar. Estes empreendimentos são nas áreas da culinária ( bolos, salgados, pizzas etc); beleza( manicure e cabelos); horticultura, artesanato, jardinagem e decoração. o empreendedorismo feminino traz importantes contribuições para a sociedade.
A palestra foi muito proveitosa e o grupo definiu que devemos priorizar 3 eixos de desenvolvimento para o avanço do grupo:
1. Buscar no SEBRAE uma capacitação de gerenciamento logístico e financeiro de pequenos negocios;
2. Organização de uma feirinha popular para exposição, divulgação e vendas dos produtos produzidos pelas mulheres da região.
3. Criação de uma associação de empreendedoras local.
As mulheres trocaram ideias, tiraram duvidas com a Instrutora, deram sugestões e saíram otimistas para darem continuidade ao projeto. Destacou a Educadora e articuladora das organizações de mulheres,Professora Antonia de Maria guilherme dos Santos.
Mediante a palestra todas as mulheres se apresentaram destacando seu trabalho empreendedor na comunidade com resultados positivos, é o caso de Dona Graças do povoado São Bernardo que fabrica Cajuína, segundo ela a experiência foi um sucesso que em seu primeiro ano produziu 2 mil garrafas, já no segundo ano superou para 5 mil, hoje ela repassa seus produtos para mercados e restaurantes.
Para algumas mulheres o empreendedorismo abriu portas no período de pandemia. É caso da Cleidiane que passou a trabalhar por encomendas no ramo de doces e salgados, assim também foi para Delma Guilherme que buscou a mesma alternativa no ramo de Beleza e doces e salgados, Maria Luiza buscou a Hort cultura e destacou a " a gente trabalhar com o que ganha"
Para quem está começando é um obstáculo difícil, destacou a jovem Sabrina de 17 anos que inicia o trabalho de produção de vasos e pretende investir neste negócio.
Todas elas Frisaram fazemos por Amor.
Durante a falar da palestrante Valcleide Moura as mulheres precisar ocupar espaços, interagir seus produtos nas redes sociais, pois o SEBRAE ensinar a vender, hoje a Internet é a melhor forma de expor os produtos.
Cada vez mais empresárias atuam no mercado. Porém, o mundo dos negócios ainda impõe obstáculos extras a elas. Hoje vamos conversar sobre alguns desses desafios e facilitar esse mundo para vocês.
A pandemia de Covid-19 atingiu mais as empreendedoras que os empreendedores homens. Uma pesquisa do Sebrae apontou que elas tiveram perda de 75% do faturamento mensal, enquanto eles registraram queda um pouco menor (71%).
Um Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizado em 2019, apontou que muitas trabalhadoras perdem o emprego após terem filhos. A pesquisa revelou que as demissões se acentuam logo depois do término da licença-maternidade. Ao fim de 24 meses, quase metade das mães trabalhadoras já foi dispensada, na maior parte das vezes sem justa causa.
A palestra mulheres empreendedoras foi rica em si.pois sabemos que nas últimas décadas foram marcadas por lutas pela igualdade de gênero. As mulheres conquistaram independência e vêm ocupando espaços que, antes, eram exclusivos dos homens. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino traz importantes contribuições para a sociedade.
Logo após o evento,ocorreu a parte social com. Debates e ideias para um implantação de uma feira que será exposta a comunidade