A Xiaomi anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de uma máscara N95 que se desinfeta sozinha e que não vai atrapalhar o reconhecimento facial nos celulares. O dispositivo foi chamado de Project Aeri e está sendo desenvolvido pela empresa subsidiária da Xiaomi, a Huami.
A proposta de criação é que a máscara seja auto-desinfetante com um filtro N95 substituível, além de permitir que os sorrisos sejam reconhecidos sob a máscara, através de um outro projeto estudado em paralelo, chamado uSmile. Ainda não há uma estimativa de chegada da máscara, mas a Huami compartilhou a foto de dois designs conceituais. O Project Aeri deverá ser feito de um material macio e flexível, além de oferecer um ajuste firme ao redor do rosto.
O fluxo de ar será fornecido por filtros substituíveis de almofada que ficam nas laterais. Para desinfetar, a máscara emitirá uma luz ultravioleta e vai contar com um sensor AQI (Índice de Qualidade do Ar, em português), informando também umidade, frequência respiratória e expiração do filtro.