
A Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, com o Tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, realizaram nesta quinta, 31/03, no auditório da Secretaria de Saúde, a 1ª Plenária Municipal de Saúde Mental, com a presença do Prefeito Municipal, Zé Filho, primeira dama, Mônica Carvalho, secretária de Saúde, Ana Mota, secretária de Assistência Social, Grazielle, Psicóloga, Laís, as palestrantes Lucinete Nunes e Conceição, representantes das unidades de saúde, secretarias municipais e sociedade civil em geral.
A secretária de Saúde, Ana Mota destacou em sua fala que a 1ª Plenária em Saúde Mental é o momento prioritário onde se analisam e atualizam as necessidades relacionadas à Política de Saúde Mental. É um espaço para construção de proposições para se avançar na implementação, consolidação e organização dos serviços desta política, em consonância com as diretrizes do SUS e da Atenção Psicossocial baseada nos princípios da Reforma Psiquiátrica.
Segundo o prefeito Zé Filho Cabeceiras trabalha no aprimoramento e na capacitação para oferecer um atendimento adequado à população. “No dia de hoje discutimos temas de muita importância para a nossa cidade, para que possamos ofertar à população uma boa saúde mental, esse é o nosso objetivo, diante das dificuldades de garantir o direito ao acesso de uma saúde com qualidade pela falta de profissionais capacitados para atender esse público”, ressaltou.