Terça, 28 de Junho de 2022
Saúde Passo à Frente

Pacientes de Picos e macrorregião começam a ser atendidos pelo Projeto Passo à Frente

O atendimento será realizado durante toda a semana, e objetiva a retirada de medidas e moldes dos pacientes para a confecção dos equipamentos auxiliares de locomoção.

10/05/2022 às 09h51
Por: Jucelma Sales Fonte: CCOM
Compartilhe:
(Foto: Maria Ivonete/ CCOM)
(Foto: Maria Ivonete/ CCOM)

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e a Associação Reabilitar, iniciaram nesta segunda-feira, 09 de maio, consultas em pacientes que possuem algum tipo de dificuldade de locomoção. Tais ações realizadas se tratam de mais uma etapa do Projeto Passo à Frente, que consiste em proporcionar meios de aquisição de próteses, órtese, meios auxiliares de locomoção, cadeiras de rodas e banho, calçados para pé diabético e demais produtos ortopédicos.

As consultas e triagens para a retirada de tamanhos e medidas dos equipamentos ortopédicos estão sendo realizadas no CIEM. Segundo informações da Associação Reabilitar, após a realização de pedidos, o prazo para recebimento dos equipamentos é de até 90 dias.

Na ocasião, o Superintendente Multiprofissional da Associação Reabilitar, Aderson Luz, falou sobre o Projeto Passo à Frente ser uma ação de multifaces.  segundo ele, além das consultas para retirar as medidas e moldes dos pacientes, a Associação Reabilitar voltará a cidade de Picos, para entregar os equipamentos após a confecção.

“Em um segundo momento do projeto, nós da Associação Reabilitar voltaremos aqui na cidade de Picos, com o caminhão “Oficina Ortopédica Itinerante” nesse   dia vamos fazer a entrega dos equipamentos, assim como, estaremos ajustando os aparelhos que necessitarem de ajuste para os pacientes que vão usar”, explica Adelson Luz.

A Coordenadora de Assistência Social da SMS, Maria de Jesus, conhecida como Maninha explica que os atendimentos para retirada de medidas e moldes em pacientes que precisam de equipamentos auxiliares para locomoção seguem durante toda a semana no CIEM.

“Esse atendimento realizado aqui segue até sexta-feira, durante toda a semana iremos realizar a avalição em todos os processos que foram feitos pela Secretaria de Saúde, nas UBS e também da demanda livre. As pessoas que por algum motivo, não conseguiram realizar o cadastro, podem vir até o CIEM para solicitar esses meios de locomoção, lembramos ainda que as pessoas que já possuem algum meio de locomoção, como uma cadeira de roda durante um período de um ano ou dois já podem vir até o CIEM para solicitar outra nova”, frisou a Coordenadora.

Na oportunidade a Secretária Municipal de Saúde de Picos, Tatiane Gil, esteve presente no local e falou sobre suas expectativas em relação ao Projeto Passo à Frente.

“Esse Projeto é uma excelente iniciativa em parceira com o Governo do Estado e a Associação Reabilitar, e com todas as Prefeituras que estão envolvidas, Picos e mais 11 municípios serão comtemplados com o Projeto. O pessoal do Projeto escolheu Picos para sediar o programa e nós apoiamos e proporcionamos a estrutura física e nossos profissionais para oferecer uma saúde de qualidade e mais acessível para todos”, pontuo a Secretária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Picos - PI
Picos - PI
Sobre o município Notícias do município de Picos
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias