23°C 37°C
Teresina, PI
Publicidade

SMS promove ação em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco na UBS Lagoa Comprida

Na ocasião foi formado um grupo de apoio a tabagistas que desejam parar de fumar.

Jucelma Sales
Por: Jucelma Sales Fonte: CCOM
30/05/2022 às 13h20
SMS promove ação em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco na UBS Lagoa Comprida
A ação levou informações e prestou assistência a tabagistas da comunidade (Foto: Isael Pereira)

Com o intuito de conscientizar a população sobre os malefícios do uso do Tabaco, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (30), uma ação alusiva ao dia 31 de maio, que é intitulado o Dia Mundial Sem Tabaco.

Continua após a publicidade

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde – OMS, e tem por objetivo alertar sobre as doenças decorrentes do uso do tabaco, bem como, abordar a respeito dos tratamentos para aqueles que têm dependência.

Continua após a publicidade

A Enfermeira-Chefe da UBS da Lagoa Comprida, Meirinha Leal, falou acerca das atividades realizadas e explicou a respeito da terapia de cessação do tabaco.

“Hoje, nós realizamos uma roda de conversa sobre a importância desse dia para a comunidade em geral, tivemos a grata satisfação de sair com um grupo formado, onde nós vamos começar as terapias para a cessação do tabaco, primeiramente fazemos uma avaliação individual, em seguida encaminhamos para a médica que vai dar o diagnóstico. Vamos ter acompanhamento nutricional, psicológico, fisioterapeuta, a equipe do NASF, e saúde bucal, pois iremos fazer terapias cognitivas, que são reuniões, onde realizamos ao decorrer dos meses, em que cada profissional vai conduzir essas reuniões para estar dando assistência a esse grupo”, explicou a enfermeira.

Continua após a publicidade

O Coordenador de Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo de Picos, Andreolly Mark, ressaltou a importância da ação, que consiste em conscientizar a população a respeito do uso do tabaco.

“Essa ação é referente ao Dia Mundial Sem Tabaco, estamos fazendo essa campanha, que iniciou pela UBS Lagoa Comprida para repassar para a população a importância da cessação do tabagismo, com isso, foi explicado aqui por pessoas fumantes e não fumantes sobre os benefícios que trazem para aquelas pessoas que param de fumar. Então, abordamos sobre a terapia medicamentosa que temos um programa destinado pelo Ministério da Saúde, que é o Programa Nacional de Cessação do Tabagismo, eles enviam para nós a medicação e temos a missão de repassar essa informação e esse programa para todas as UBS aqui de Picos”, relatou o coordenador.

Andreolly Mark destacou ainda que durante o mês de junho estarão intensificando as ações nas UBS tanto da zona urbana como rural. “A gente fez um cronograma, onde estaremos durante todo esse mês de junho repassando essas informações para as demais UBS, começamos aqui pela Lagoa Comprida, já temos Junco, UBS Cecília Néri, a UBS do bairro Paroquial que já foi contemplada com esse Programa, e iremos intensificar as ações também na zona rural do município”, destacou Andreolly.

Estiveram presentes ao evento, a Coordenadora da Estratégia, Saúde da Família, Kalina Rodrigues; Coordenadora do NASF, Luana Chagas e demais profissionais da SMS, assim como, os colaboradores da UBS Lagoa Comprida, como: agentes comunitários de saúde, técnica de enfermagem, nutricionista, médica e demais profissionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
(Foto: Reprodução)
Agosto Lilás Há 10 horas

Agosto Lilás: Picos une forças para combater a violência contra a mulher e reforçar a rede de proteção

Programação segue até sexta-feira (28) com ações de conscientização, rodas de conversa, palestras e atividades nos bairros e instituições do município

Ao todo, 18 unidades de saúde estarão de portas abertas
SAÚDE E PREVENÇÃO Há 4 dias

Prefeitura de Picos realiza Dia D da Vacinação neste sábado (22) em 18 Unidades de Saúde

Ação mobiliza a Secretaria Municipal de Saúde com atendimento das 08h00 às 17h00 para atualizar a caderneta de crianças, adolescentes e população em geral.

(Foto: Reprodução)
25 anos Há 5 dias

Diocese de Picos celebra 25 anos de Ordenação Episcopal de Dom Plínio José

A celebração reunirá o clero diocesano e outros sacerdotes , religiosas, leigos, caravanas provenientes das paróquias e áreas pastorais da Diocese, além de bispos convidados.

(Foto: Divulgação/ PM)
Picos Há 5 dias

Polícia Militar encontra criança após cair do terceiro andar de apartamento na cidade de Picos

De acordo com a Polícia Militar de Picos, ao chegar no local, os policiais constataram que a criança estava trancada no imóvel e, diante do risco, precisaram arrombar a porta para acessar o ambiente. 

O evento será realizado no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva, na Câmara de Vereadores Picos, no horário das 08h30 às 12h00.
Planejamento Há 1 semana

Prefeitura de Picos realizará Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2027

Encontro organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento acontecerá na próxima quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores, com o objetivo de discutir investimentos e integrar a população no planejamento do município.

Lenium - Criar site de notícias