22°C 38°C
Teresina, PI
Publicidade

Presos tentam se infectar com coronavírus para ganhar liberdade

O xerife de Los Angeles citou vídeos feitos por câmeras de segurança em meados de abril em dois módulos da prisão

Redação Fala Nordeste
Por: Redação Fala Nordeste Fonte: Veja Abril
13/05/2020 às 07h22
Presos tentam se infectar com coronavírus para ganhar liberdade
Foto: Reprodução

Compartilhando uma máscara ou um copo descartável, um grupo de detentos do condado de Los Angeles, nos Estados Unidos, tentava se infectar com o novo coronavírus para forçar a sua libertação, informou o xerife local, Alex Villanueva, nesta segunda-feira, 11.

Continua após a publicidade

“Havia uma crença errada entre a população carcerária de que, se testasse positivo, de alguma forma nos forçaria a libertar mais detentos do nosso entorno, o que não irá acontecer”, afirmou Villanueva em entrevista coletiva.

Continua após a publicidade

O funcionário citou vídeos feitos por câmeras de segurança em meados de abril em dois módulos da prisão North County Correctional Facility, localizada em Castaic, a 67 km do centro da cidade de Los Angeles.

O primeiro vídeo mostra um detento compartilhando doses de água quente entre um grupo de companheiros que aguardavam numa fila para ver a enfermeira. “Estavam tentando aumentar suas leituras de temperatura, para fingir um dos sintomas”, indicou Villanueva. Em um segundo vídeo, os detentos dividem um copo descartável e respiram dentro de uma mesma máscara, que não se sabe se pertenceu a alguém infectado.

Continua após a publicidade

John Satterfield, tenente do departamento do xerife, informou que as imagens “são apenas uma amostra de outros vídeos que estão sendo analisados, e faz parte da investigação em andamento”. Nenhum dos detentos admitiu que tentava se infectar. Não está claro como o surto começou e se um destes presos estava doente, mas, segundo Villanueva, apenas nestes dois módulos, 21 detentos testaram positivo na semana dos vídeos.

“É triste pensar que alguém, deliberadamente, tente se expor à Covid-19”, comentou Villanueva, assinalando que 4.590 reclusos, ou 40% da população carcerária do condado – estão em quarentena e 357 testaram positivo, dos quais 117 já se recuperaram.  conter o vírus no sistema penitenciário, deixando a população carcerária em 11,7 mil, a maior do país. “Se esta pandemia tivesse se espalhado enquanto tínhamos 17 mil detentos, o resultado teria sido catastrófico”, assinalou.

Mas críticos como a ONG JusticeLA consideram que não é suficiente. “O xerife deve libertar mais pessoas detidas”, disse sua porta-voz, Patrisse Cullors, em nota. “Não temos ideia até onde a doença está se espalhando nas prisões”. “O que tenho ouvido de presos é que não há suficientes sabão, água quente, que seus oficiais debocham das pessoas que estão dentro, tossindo, dizendo-lhes que vão morrer de Covid-19”, acrescentou.

O escritório do xerife foi acionado na justiça por falta de provas de diagnóstico e condições inadequadas de distanciamento social. Villanueva disse que desde 3 de maio todos os novos reclusos estão sendo submetidos a exames, com 16 resultados positivos entre 632 testes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias