Em Pantanal, novela das nove da Globo, Filó (Dira Paes) se dedica inteiramente a Zé Leôncio (Marcos Palmeira) e à casa. O que se espera, diante de um casal apaixonado, é que haja um final feliz. No entanto, não é bem isso o que vai acontecer com a mãe de Tadeu (José Loreto).
Desde que foi morar na fazenda de Zé Leôncio, Filó pouco a pouco foi conquistando o carinho dele. Após o fazendeiro ser largado por Madeleine (Karine Teles), a mulher foi essencial para que ele não chegasse, literalmente, ao fundo do poço. Ela não economizou no carinho, amor e atenção ao pai de Jove (Jesuíta Barbosa).
Aos poucos, Zé Leôncio foi começando a entender que Filó era a pessoa certa para sua vida. Isso porque ela é uma mulher completa, disposta a qualquer coisa para agradar seu peão. Para ela, é Deus no céu e Zé Leôncio na terra. No entanto, por incrível que pareça, a mulher não terá um final feliz ao lado do homem que tanto ama. O desfecho da personagem é viver o resto da vida solitária, cuidando da casa e dos netos.
FINAL DE FILÓ EM PANTANAL
Apesar de se casar com Zé Leôncio na reta final de Pantanal, a felicidade de Filó não vai durar muito tempo. Isso porque o fazendeiro, logo depois do casamento, terá um mau súbito e morrerá. Só a partir daí é que ele verá o Velho do Rio pela primeira vez. Filó, por sua vez, ficará sozinha e sem entender por que o destino lhe reservou esse fim melancólico.
Após a morte, Zé Leôncio assumirá o lugar do Velho do Rio e seu espírito vai ficar rondando a fazenda. No entanto, somente Filó não o verá. Realmente, Benedito Ruy Barbosa, autor da trama, não quis reservar um final justo para ela, infelizmente. Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.