22°C 35°C
Teresina, PI
Publicidade

Depois de afirmar que “ainda bem que natureza criou coronavírus”, Lula se desculpa

Ex-presidente da República usou a expressão "monstro do coronavírus" para atacar o governo de Jair Bolsonaro nesta quarta-feira

Redação Fala Nordeste
Por: Redação Fala Nordeste
21/05/2020 às 09h03
Depois de afirmar que “ainda bem que natureza criou coronavírus”, Lula se desculpa
Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou mão da existência da pandemia do “monstro do coronavírus” para atacar o governo de Jair Bolsonaro, supostamente “cego” para perceber que o Estado é o único capaz de combater a crise econômica atual. A declaração foi dada em entrevista à revista Carta Capital na última terça-feira (19). (Veja o vídeo no fim da matéria)

Continua após a publicidade

“Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus porque esse monstro está permitindo que os cegos enxerguem e que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises. Essa crise do coronavírus… somente o Estado pode resolver isso”, afirmou o petista.

Continua após a publicidade

À tarde, Lula se desculpou: “Usei uma frase infeliz, que não cabia, para tentar explicar que é no auge da crise que a gente entende a importância do SUS e do Estado. Peço desculpas a quem se sentiu ofendido”.

Oposição a Bolsonaro

Continua após a publicidade

Impedido de disputar eleições por ter se enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que veta a possibilidade de candidatura a pessoas físicas condenadas por órgãos colegiados da Justiça, Lula ficou preso de 7 de abril de 2018 a 8 de novembro de 2019.

Lula ficou encarcerado na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba em uma cela especial de cerca de 15 metros quadrados e sem contato com outros detentos.

O petista foi condenado pelo ex-juiz federal Sergio Moro no caso do triplex do Guarujá. Os recursos na segunda e terceira instâncias não surtiram efeito e Lula teve a condenação mantida por aceitar uma reforma no imóvel bancada pela empreiteira OAS. Em troca, a construtora teve contratos firmados com a Petrobras. O ex-presidente sempre negou o crime.

No final de abril, Lula defendeu o impeachment de Jair Bolsonaro ao dizer que, caso não seja retirado do cargo, vai “acabar com esse país”. Porém, afirmou que o pedido de impedimento deveria vir da sociedade civil e que um movimento do PT neste sentido seria considerado político.

“Meu problema com o Bolsonaro é que ele não está cuidando da pandemia. Não cuida do povo, não cuida da economia. Ou a gente encontra um jeito de tirar ele com base nos crimes de responsabilidade que já cometeu, ou ele vai acabar com esse país”, disse Lula em entrevista, cujos trechos o petista publicou em sua conta no Twitter.

“Mas eu acho que o pedido de impeachment deveria vir de várias entidades e de forma conjunta da sociedade civil, e não apenas de uma única entidade partidária. Avaliamos que se vier do PT vão dizer que é político, quando o Bolsonaro já cometeu vários crimes de responsabilidade”, afirmou o ex-presidente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
A medida foi tomada em virtude da realização da partida da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2026, contra o Japão, que acontecerá às 14h00.
Copa do Mundo 2026 Há 5 dias

Dr. Pablo Santos decreta horário especial de expediente na próxima segunda-feira (29) devido a jogo do Brasil

Atendimento nos órgãos municipais acontecerá das 08h00 às 13h00, mas serviços essenciais e setores de licitação funcionarão normalmente.

(Foto: Reprodução)
CEAE Picos Há 2 semanas

CEAE Picos promove cirurgias espirituais gratuitas com a equipe do Dr. Fritz no dia 21 de junho

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o CEAE Picos e o Centro Espírita Cristão Adolpho Fritz e será totalmente gratuita. 

Na manhã desta quarta-feira, (10), foi realizada uma roda de conversa no Complexo de Defesa da Cidadania.
PREVENÇÃO Há 3 semanas

Prefeitura de Picos realiza programação do “Junho Branco” com foco na prevenção ao uso de drogas

Campanha realizada pela Coordenadoria de Combate às Drogas promove palestras, rodas de conversa e uma Simpósio ao longo de todo o mês para incentivar a valorização da vida.

Imagem: reprodução
UTILIDADE PÚBLICA Há 4 semanas

UPA de Oeiras registrou mais de 411 mil procedimentos em 2025, o maior volume da história da unidade

Operação sustentada pela dedicação de 83 profissionais cadastrados no quadro estadual atinge, no último ano, ritmo de mais de mil procedimentos por dia, segundo dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS

(Foto: Reprodução)
Prevenção Há 4 semanas

Projeto Defesa Civil na Escola leva aprendizado sobre prevenção e segurança para crianças da rede municipal de Picos

Ação realizada nesta terça-feira (2) reuniu estudantes, educadores e equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros na creche Dorotea Cristo de Oliveira.

Lenium - Criar site de notícias