4dd284a06a, RESELLER, d1a215d9eb5aee9e
23°C 32°C
Teresina, PI
Publicidade

Prefeitura de Picos entrega boletos do Garantia Safra aos agricultores locais cadastrados

A entrega simbólica aconteceu na manhã desta terça-feira, 17, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Jucelma Sales
Por: Jucelma Sales Fonte: CCOM-PMP
17/01/2023 às 20h48
Prefeitura de Picos entrega boletos do Garantia Safra aos agricultores locais cadastrados
Prefeito Gil Paraibano entrega boleto a agricultor – Foto – Rawena Sousa

O prefeito Gil Marques de Medeiros entregou os boletos do Garantia Safra aos produtores rurais do município de Picos. A entrega simbólica aconteceu na manhã desta terça-feira, 17, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Na oportunidade, trinta boletos foram entregues aos produtores rurais cadastrados no programa.

Continua após a publicidade

Segundo o prefeito Gil Marques de Medeiros, explica que uma de suas prioridades é atender as necessidades básicas dos produtores rurais locais. “Eu tenho o maior cuidado com o povo que mora no interior, o povo mais sofrido. Temos que dar assistência a eles”, frisou o gestor.

Continua após a publicidade

O Programa Garantia Safra foi criado em 2002, o é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O referido benefício assegura ao agricultor familiar, o recebimento de um auxílio pecuniário por tempo determinado. Tal auxílio, ocorre em de perda da safra por conta de estiagem ou o contrário, o excesso de chuvas. A área de atuação do Garantia Safra, inclui cidades da região Nordeste e do Espírito Santo.

Na avaliação do Secretário de Agricultura de Picos, Mazukiel Alves, o Garantia Safra vem beneficiar o produtor rural na sua jornada de execução do plantio da terra diante de problemas decorrentes da seca ou excesso de chuvas.

Continua após a publicidade

“O Garantia Safra é uma das principais políticas públicas voltadas aos agricultores do nosso município e o prefeito Gil Marques de Medeiros é bastante comprometido com a agricultura do nosso município em dar total apoio para que possamos realizar ações voltadas para a categoria”, avalia.

O cadastro do Garantia Sagra é realizado anualmente. No município de Picos, os cadastro dos produtores rurais foram feitos numa parceria entre a Emater, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos e a própria Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

No município de Picos, pelo menos 1771 produtores rurais estão aptos a receber o benefício, que ocorre por meio da realização de um cadastrado junto aos órgãos competentes, sejam a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e o sindicato rural local. O valos da taxa de cadastro é de R$24,00.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, Francisco Tito, destacou os benefícios junto aos produtores rurais cadastrados no Programa Garantia Safra em caso de perda de safra.

“O Garantia Safra é um documento que permite ao produtor rural comprovar sua atividade rural junto ao Governo Federal, na obtenção do benefício previdenciário e outros”, pontua.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
A medida foi tomada em virtude da realização da partida da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2026, contra o Japão, que acontecerá às 14h00.
Copa do Mundo 2026 Há 2 dias

Dr. Pablo Santos decreta horário especial de expediente na próxima segunda-feira (29) devido a jogo do Brasil

Atendimento nos órgãos municipais acontecerá das 08h00 às 13h00, mas serviços essenciais e setores de licitação funcionarão normalmente.

(Foto: Reprodução)
CEAE Picos Há 2 semanas

CEAE Picos promove cirurgias espirituais gratuitas com a equipe do Dr. Fritz no dia 21 de junho

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o CEAE Picos e o Centro Espírita Cristão Adolpho Fritz e será totalmente gratuita. 

Na manhã desta quarta-feira, (10), foi realizada uma roda de conversa no Complexo de Defesa da Cidadania.
PREVENÇÃO Há 3 semanas

Prefeitura de Picos realiza programação do “Junho Branco” com foco na prevenção ao uso de drogas

Campanha realizada pela Coordenadoria de Combate às Drogas promove palestras, rodas de conversa e uma Simpósio ao longo de todo o mês para incentivar a valorização da vida.

Imagem: reprodução
UTILIDADE PÚBLICA Há 3 semanas

UPA de Oeiras registrou mais de 411 mil procedimentos em 2025, o maior volume da história da unidade

Operação sustentada pela dedicação de 83 profissionais cadastrados no quadro estadual atinge, no último ano, ritmo de mais de mil procedimentos por dia, segundo dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS

(Foto: Reprodução)
Prevenção Há 4 semanas

Projeto Defesa Civil na Escola leva aprendizado sobre prevenção e segurança para crianças da rede municipal de Picos

Ação realizada nesta terça-feira (2) reuniu estudantes, educadores e equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros na creche Dorotea Cristo de Oliveira.

Lenium - Criar site de notícias