Mais dois pontos de descarte irregular de resíduos têm preocupado os gestores da Prefeitura de Teresina. São pontos que, apesar da limpeza frequente, a população insiste em jogar lixo, causando transtornos aos moradores e gastos exorbitantes ao poder municipal.
O primeiro ponto foi, inclusive, alvo de denúncia de uma TV Online. Trata-se de uma calçada do bairro Nova Brasília, zona norte, a poucos metros da Unidade Básica de Saúde (UBS), que tem gerado mau cheiro e atraído insetos.
“Recebemos esse vídeo ontem, dia 23, e hoje a equipe já limpou. Porém, esse mesmo local havia sido limpo há 13 dias. A Prefeitura limpa e, em poucos dias ou até mesmo horas, a população volta a descartar lixo no mesmo local”, explica Fabrício Amaral, Coordenador de Limpeza da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH).
O segundo ponto crítico trata-se de uma esquina na Avenida Barão de Castelo Branco, próximo à CMEI Miriam Furtado. Segundo o coordenador, desde o ano passado, o local é limpo todos os dias e agora passará a ser monitorado.“É como enxugar gelo. Já fizemos conscientização ambiental nesse ponto, com as equipes indo de casa em casa explicar sobre o descarte de materiais e agora vamos instalar uma placa lá e monitorar. Desde o ano passado, esse ponto tem sido limpo todos os dias, mas não adianta”, lamenta o gestor.
O secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira, alerta que o descarte irregular de lixo gera multa que vai de R$ 437,54 a R$ 4.315,34, dependendo da gravidade da situação.
“Não é intenção do prefeito Doutor Pessoa sair multando a população, mas existem situações, como essas, que não temos outra alternativa. Precisamos que cada um faça sua parte. A cidade mais limpa não é a que mais se limpa, é a que menos se suja. Se a população continuar jogando lixo nas ruas, calçadas e praças, nunca veremos Teresina limpa como deve ser”, enfatiza.