21°C 32°C
Teresina, PI
Publicidade

Semar multa empreendimentos irregulares em área indígena e ribeirinha do estado

Multas totalizam mais de R$ 2 milhões por desmatamento ilegal em mais de 2 mil hectares.

Por: Redação Fala Piauí Fonte: Secom Piauí
14/02/2023 às 11h25

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) confirmou ações de desmatamento irregular em território indígena e ribeirinho no Piauí. As irregularidades foram investigadas e confirmadas pela Diretoria de Fiscalização do órgão, nos municípios de Gilbués e Baixa Grande do Ribeiro, e resultaram em multas que totalizam mais de R$ 2,3 milhões.

Continua após a publicidade

Nos dias 1 e 17 de dezembro de 2022, a diretoria realizou fiscalização na área indígena Akroá-Gamela, na localidade Morro D’água, em Baixa Grande do Ribeiro. A ação resultou de uma denúncia de desmatamento irregular, registrada por meio da Semar, e levou à confirmação de diversas infrações ambientais. Após a investigação foram registrados cinco autos de infração, quatro a uma pessoa e uma a outra. Na área indígena, 1.946,6 hectares foram alvo de desmatamentos.

Continua após a publicidade

A segunda ação de fiscalização ocorreu em 14 de dezembro de 2022, na região denominada de Fazenda Passarinha, na Comunidade Melancias, localizada na zona rural do município de Gilbués. A diretoria responsável apurou a existência de desmatamento irregular na área e confirmou a infração ambiental que resultou em um auto de infração.

A Diretoria de Fiscalização da Semar registrou infrações em duas áreas: uma de 200,42 hectares e outra de 26,6 hectares. Ao todo, as infrações ambientais confirmadas aconteceram em uma área de 2.173,62 hectares.

Continua após a publicidade

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, as ações de fiscalização em áreas indígenas, quilombolas e ribeirinhas serão intensificadas, de modo a garantir o respeito aos direitos humanos das comunidades tradicionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
(Foto: Reprodução)
Meio ambiente Há 5 meses

Semarh participa de audiência para discutir o Projeto Zero Lixões com prefeitos da macrorregião de Picos

No encontro, foram discutidas estratégias viáveis e sustentáveis para a eliminação dos lixões a céu aberto ainda existentes em diversos municípios da região.

(Foto: Reprodução)
Meio Ambiente Há 6 meses

SEMAM de Picos realizará ao longo do mês de junho diversas ações alusivas a Semana do Meio Ambiente

Programação contará com Blitz Ecológica, Seminário sobre mudanças climáticas, Mostra Eco Científica, Concurso de Fotografia, Mutirão de Arborização e Limpeza, Feirinha Livre, Passeio ciclístico e Treino Verde.

Desde 2023 o DNIT já havia solicitado da Prefeitura a substituição do Nim Indiano por árvores de espécies nativas.
BR 316 Há 9 meses

Secretaria de Meio Ambiente de Picos explica a substituição do Nim Indiano por espécies nativas na Avenida Senador Helvídio Nunes

Galhos tocando a rede elétrica, danos nos canteiros e nas tubulações provocados pelas raízes, falta de visualização das placas de trânsito e da própria pista, além da nocividade para as abelhas, estão entre os problemas verificados pela pasta.

Foto: Reprodução
Piauí Há 11 meses

Instituto prevê chuvas intensas para municípios no Piauí; confira lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta de chuvas intensas para 18 municípios do Sul do Piauí. O alerta amarelo prevê chuvas entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia.

Foto: Reprodução
Mundo Há 1 ano

Maior sucuri do mundo é descoberta na Amazônia; Veja o vídeo

Foi descoberta, na floresta amazônica, a maior cobra do mundo com 7,92 metros de comprimento e quase 200 quilogramas (mais precisamente, 199,5 kg).

Lenium - Criar site de notícias