21°C 38°C
Teresina, PI
Publicidade

Lei estadual contribui com investigações de crimes de estupro de vulnerável

De acordo com a lei, os cartórios devem comunicar às autoridades competentes o registro de nascimento de crianças cujo pais tenham, na data de seu nascimento, menos de 14 anos e 9 meses de idade.

Por: Redação Fala Piauí Fonte: Secom Piauí
03/03/2023 às 10h25

Já está em vigor a Lei 7.985, de 28 de fevereiro de 2023, sancionada pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, que estabelece que os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais devem comunicar às autoridades competentes o registro de nascimento de crianças cuja mãe ou pai tenham, na data do nascimento, menos de 14 anos e 9 meses de idade, para fins de apuração de crimes de estupro de vulnerável. A Lei já se encontra em pleno vigor.

Continua após a publicidade

A comunicação do fato deve ser realizada ao Ministério Público do Estado do Piauí, à Polícia Civil do Piauí e ao Conselho Tutelar local, para que sejam adotadas as medidas legais cabíveis. Além disso, a notificação deve ocorrer de forma que não exponha a criança ou o adolescente a situações vexatórias ou constrangedoras, sendo assegurado o sigilo dos seus dados perante terceiros.

Continua após a publicidade

O descumprimento do disposto em decreto sujeitará o Cartório a advertências e multas, que podem variar entre R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00, a depender do porte do Cartório e das circunstâncias da infração. Em caso de reincidência, o valor da penalidade de multa será dobrado.

Os valores estipulados como limite para multas serão atualizados, anualmente, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (Ipca), ou índice previsto em legislação federal que venha a substituí-lo.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias