
Um áudio que circula nas redes sociais relata que a chacina da festa junina de Anchieta, na madrugada deste domingo (28), era uma "tragédia anunciada". Cinco pessoas morreram no ataque -- entre elas, a menina Rayanne Lopes, de 10 anos.
“Ali era uma tragédia anunciada. Esses malucos ali ficam mandando recadinho para os moleques do outro lado, falando que vai invadir lá, vai matar, fazer e acontecer. E aí faz festinha junina, e fica todo mundo desguarnecido? Sem uma peça [arma], sem nada”, diz um morador. Nesta segunda, um pano preto foi estendido na rua da chacina. O policiamento também foi reforçado.
A principal linha de investigação é de que a tragédia foi provocada por uma disputa entre traficantes rivais. Segundo a polícia, o filho de um traficante estava na festa. Os investigadores acreditam que ele seria o alvo do ataque. Yan Lucas Soares Gomes, de 23 anos, também morreu, mas a família nega que ele tenha qualquer envolvimento com o tráfico. A polícia diz que o pai do rapaz morreu em 2015 depois de um confronto com PMs.
Disputa territorial: Segundo a Polícia Civil, a disputa territorial pelo controle da venda de drogas na região motivou o ataque. Quatro homens chegaram à festa, perto da Comunidade Ás de Ouro, e desceram atirando.
A polícia disse, ainda, que os bandidos estão sendo identificados e serão responsabilizados criminalmente.
Ainda em nota, a polícia destacou, no entanto, que a prisão dos envolvidos vai demandar um “forte aparato operacional, com blindados e helicópteros”; que operações desse tipo estão proibidas por ordem judicial e que “a Secretaria Estadual de Polícia Civil espera que essas decisões restritivas de sejam revertidas o quanto antes para o retorno das atividades policiais na sua plenitude”.
Mortos: Antônio Marcos Barcelos Pereira Júnior, 22 anos, transferido para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, morreu na manhã de domingo - Josué de Oliveira Xavier, 20, morreu na hora; Rayanne Lopes, 10, morreu na hora; Yan Lucas Soares Gomes, 23, morreu na hora; Yuri Lima Vieira, 23 anos, morreu na hora.