O vereador Ismael Silva (PSD) publicou um vídeo nas redes sociais, neste sábado (16), no qual mostra a situação do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), com uma série de irregularidades. "De referência à negação. É essa a realidade do HUT, principal hospital de urgência e emergência do Piauí", digitou o vereador na legenda do vídeo, que faz parte de uma série de outras gravações que ainda devem ser publicadas.
Segundo o vereador, a situação do HUT é de calamidade pública e o descaso coloca em risco a vida dos colaboradores e do cidadão. Ismael disse que foi provocado por colaboradores do hospital que solicitaram que o político fizesse uma visita à unidade. Durante a gravação do vídeo, ele e funcionários da unidade mostram equipamentos quebrados, alguns aparelhos sem funcionar normalmente, baratas em unidades como a de nutrição e outros.
"Fiquei perplexo com a situação estrutural do hospital, por isso, decidi fazer uma série documental, apresentando a situação encontrada a partir da visita da nossa equipe. É lamentável o descaso estrutural ao qual os colaboradores e pacientes têm que passar, colocando em risco a própria e a vida do cidadão, que precisa de atendimento!", disse Ismael, que visitou o hospital em razão das diversas denúncias oriundas de pacientes e de profissionais da saúde.
No início do vídeo, o vereador e sua equipe mostram um descarte irregular de alguns materiais como seringas, algodão e resíduos que não podem ser descartados em qualquer local.
“O que tem aqui oh, gazes, tem algodão. Aqui há um descarte estranho, neh? Pelo que a gente está vendo aqui, ela está com um bom tempo aqui, neh? Está com muita poeira, com muita sujeira dentro. Luvas espalhadas pelo chão aqui também, seringa, resíduos que não podem estar sendo descartados dessa maneira. Complicado!”, diz o vereador.
Em seguida, ele mostra um ar-condicionado que não está funcionado corretamente. “Isso aqui é completamente insalubre. Aqui é melhor desligar (ar-condicionado), o vento está é quente. Ele não está ventilando, não está refrigerando", disse.
Uma funcionária também mostra o resultado da falta de higiene no hospital. “O equipamento, oh, super antigo. Olha o tanto de barata dentro desse negócio aqui”, diz a funcionária.
No final, Ismael mostra vários equipamentos com defeitos e outros até amarrados ou colocado esparadrapos. Há também objetos ainda sujos de sangue, possivelmente, de algum paciente que foi atendido.
“A situação da porta do refeitório, do setor de nutrição também, situação bem crítica. Porque está amarrado desse jeito? Aqui nós temos foco cirúrgico queimado, tem uns focos cirúrgicos sem funcionar aqui também. Esses equipamentos aqui, estão enferrujados também. A questão do piso aqui da sala, estão com dificuldades aí. Saco plástico sendo utilizado aqui. Os arranjos aqui feitos com esparadrapo. Situação bem complicada neh. Internamente você vê que tem até sangue também aí", concluiu.Segundo Ismael Silva, na série será mostrada, "com riqueza de detalhes", a situação do refeitório, das UTI’s, da farmácia, do setor de nutrição e até mesmo do Centro Cirúrgico.
Mín. 21° Máx. 40°