Na última segunda-feira (18), o Corinthians recebeu o Grêmio na Neo Química Arena em partida atrasada pela 15ª rodada do Brasileirão. O placar de 4 a 4 revela a intensidade do jogo, porém, o empate não ajuda muito na situação perigosa que o Timão se encontra na tabela, com 27 pontos, a apenas 3 da zona de rebaixamento, que tem o Santos como primeiro clube do grupo da degola, com 24 pontos.
Entretanto, o duelo contra o Grêmio teve um lance polêmico. Nos acréscimos do segundo-tempo, Ferreira cruzou uma bola na área e Yuri Alberto acabou interceptando com o braço. Porém, no momento da jogada, o árbitro mandou seguir, apoiado pela equipe de VAR. Na manhã desta terça-feira (19), a CBF admitiu o erro de avaliação e cravou que houve pênalti na jogada. Contudo, pouco depois, veio à tona outra atitude da entidade em relação ao jogo.
Com o erro reconhecido, foram afastados: o responsável pela arbitragem de vídeo, Emerson de Almeida Ferreira (MG), e os assistentes do VAR, Johnny Barros de Oliveira (SC) e Michel Patrick Costa Guimarães (MG). Quanto ao árbitro Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO), uma possível punição é estudada pela entidade. As informações são do portal Globo Esporte.Contudo, gerente técnico do VAR, Péricles Bassols, publicou seus apontamentos após analisar o lance: “Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto (Yuri Alberto), em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação.”
Ih, rapaz.... a CBF divulgou o áudio do VAR e falou que o árbitro de campo, Wilton Pereira Sampaio, e o VAR erraram no lance do Yuri Alberto .
Dá pra ouvir no áudio o chefe do VAR no jogo falando que não teve intenção do Yuri Alberto.
🎥 CBF pic.twitter.com/9f61FCyGdE— UOL Esporte (@UOLEsporte) September 19, 2023Continua após a publicidade
Mín. 21° Máx. 40°