22°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

210 Alunos da Educação de Jovens e Adultos de União, recebem Certificação no Projeto Integrada a Educação Profissional e Técnica pela UFPI

Para a Coordenadora do Programa EJA Integrada à EPT do Colégio Técnico de Teresina, profa. Cristiane de Albuquerque Lopes, esta é uma oportunidade de estudo para este público que já estava fora de sala de aula há muito tempo, além de proporcionar a eles a inserção no mundo do trabalho.

André Santana
Por: André Santana
16/12/2023 às 10h38 Atualizada em 16/12/2023 às 10h46
210 Alunos da Educação de Jovens e Adultos de União, recebem Certificação no Projeto Integrada a Educação Profissional e Técnica pela UFPI
prefeito Gustavo Medeiros fazendo a entrega para aluno

A Universidade Federal do Piauí, por meio do Colégio Técnico de Teresina com a prefeitura municipal União, por meio da Secretaria Municipal de Educação de União realizou a solenidade de certificação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológicaem União, no dia 14 de dezembro, respectivamente. Ao todo, foram certificados 210 alunos nos cursos de Horticultor Orgânico, Agricultor Familiar, Piscicultor, Técnico em Agropecuária e Agricultor Familiar Polivalente. 

Continua após a publicidade

A Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, profa. Virgínia Muniz destaca que os cursos de Formação Inicial e Continuada ofertados na modalidade EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica por meio dos Colégios Técnicos de Teresina, Floriano e Bom Jesus e em parceria com as Secretarias Municipais de Educação contribuem significativamente para a inserção deste público no mundo do trabalho, uma vez que jovens e adultos recebem capacitação técnica para o exercício de suas profissões, melhorando assim a vida de suas famílias e da comunidade.

Continua após a publicidade

O Diretor do Colégio Técnico de Teresina, prof. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho pontua que estas parcerias fortalecem o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ao mesmo tempo em que oportuniza a estes jovens e adultos uma educação profissional de qualidade, o que possibilita a geração de renda para estas famílias.

Para a Coordenadora do Programa EJA Integrada à EPT do Colégio Técnico de Teresina, profa. Cristiane de Albuquerque Lopes, esta é uma oportunidade de estudo para este público que já estava fora de sala de aula há muito tempo, além de proporcionar a eles a inserção no mundo do trabalho. "As parcerias com as Prefeituras fortalecem o Programa e constituem-se em uma força conjunta para que possamos ofertar a estes jovens e adultos a educação profissional", relata a profa. Cristiane Lopes.

Continua após a publicidade

A Gerente da EJA em União, Jucimara Araújo do Carmo e a Diretora de Ensino de União, Silmara Delian Brasil Freire relatam que a parceria entre UFPI e SEMED/União, propiciou a permanência do aluno em sala de aula ao motivá-los para as aulas, as quais foram ministradas com bastante excelência. Além disso,  os cursos ofertados faziam parte da realidade cultural dos alunos, o que aumentou o interesse em participar das aulas e que essa permanência era um dos grandes desafios com o fito de diminuir a evasão.

Ao final das solenidades, o aluno destaque de cada polo recebeu um kit empreendedor, no qual constam  ferramentas, sementes, caixa d'água, regador, calcário para que esse aluno possa iniciar o seu próprio negócio e dar o primeiro passo para a sua independência financeira.
Esteve presente o prefeito de União Gustavo Medeiros onde ressaltou a importância da EJA em União e garantiu mais parcerias.
O evento contou com vereadores e secretariado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias