23°C 37°C
Teresina, PI
Publicidade

Programa permanente de castração de animais de rua de Picos torna-se exemplo para outras cidades

O Projeto tem como objetivo principal implementar políticas públicas eficazes para o controle da população canina de machos e fêmeas, através da castração humanizada, diminuindo a procriação por meio da intervenção cirúrgica.

Jucelma Sales
Por: Jucelma Sales Fonte: CCOM / PMP
19/01/2024 às 09h06
Programa permanente de castração de animais de rua de Picos torna-se exemplo para outras cidades
(Foto: Reprodução)

Cuidar da saúde e bem-estar dos animais de rua é uma preocupação constante da atual gestão da Prefeitura Municipal de Picos, foi pensando nisso que em agosto de 2021, o Prefeito Gil Paraibano, através da Secretaria de Saúde de Picos, em parceria com os Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), criou o projeto permanente de castração gratuita de cães em situação de abandono de rua.

Continua após a publicidade

O Projeto criado na Cidade de Picos é pioneiro e tornou-se exemplo para outras cidades, que diariamente citam o projeto picoense em seus debates para implantar um controle de zoonoses de qualidade, digna e segura para os animais. O Centro de Zoonozes é o local que acolhe cães no pós-operatório com apoio da ONG Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), tudo em ambiente de limpeza permanente e alimentação dos animais durante a sua recuperação.

Continua após a publicidade

O Secretário Municipal de Saúde, Aldo Gil, destacou a satisfação de ver que gestores estão tendo Picos como referência para a implantação do mesmo projeto em suas cidades.

“Quando o prefeito Gil Paraibano nos deu total apoio para a implantação do projeto de castração gratuita de cães de rua, em agosto de 2021, esperávamos superar a grave questão humanitária da eutanásia indiscriminada desses animais no Centro de Controle Zoonoses de Picos, além de lidar com essa situação que também é de saúde pública.  Hoje já são mais de 2 mil animais de rua esterilizados e acompanhados pela Apapi e isso tem o seu impacto no controle de nascimentos indiscriminados e na consequente diminuição do abandono de animais. Ficamos felizes de ver que outras cidades seguiram o nosso exemplo”, contou.

Continua após a publicidade

Ao todo, o projeto permanente de castração humanizada de animais de rua de Picos já beneficiou mais de 2 mil animais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
(Foto: Reprodução)
Agosto Lilás Há 3 horas

Agosto Lilás: Picos une forças para combater a violência contra a mulher e reforçar a rede de proteção

Programação segue até sexta-feira (28) com ações de conscientização, rodas de conversa, palestras e atividades nos bairros e instituições do município

Ao todo, 18 unidades de saúde estarão de portas abertas
SAÚDE E PREVENÇÃO Há 4 dias

Prefeitura de Picos realiza Dia D da Vacinação neste sábado (22) em 18 Unidades de Saúde

Ação mobiliza a Secretaria Municipal de Saúde com atendimento das 08h00 às 17h00 para atualizar a caderneta de crianças, adolescentes e população em geral.

(Foto: Reprodução)
25 anos Há 5 dias

Diocese de Picos celebra 25 anos de Ordenação Episcopal de Dom Plínio José

A celebração reunirá o clero diocesano e outros sacerdotes , religiosas, leigos, caravanas provenientes das paróquias e áreas pastorais da Diocese, além de bispos convidados.

(Foto: Divulgação/ PM)
Picos Há 5 dias

Polícia Militar encontra criança após cair do terceiro andar de apartamento na cidade de Picos

De acordo com a Polícia Militar de Picos, ao chegar no local, os policiais constataram que a criança estava trancada no imóvel e, diante do risco, precisaram arrombar a porta para acessar o ambiente. 

O evento será realizado no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva, na Câmara de Vereadores Picos, no horário das 08h30 às 12h00.
Planejamento Há 1 semana

Prefeitura de Picos realizará Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2027

Encontro organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento acontecerá na próxima quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores, com o objetivo de discutir investimentos e integrar a população no planejamento do município.

Lenium - Criar site de notícias