23°C 37°C
Teresina, PI
Publicidade

Piauí Sustentável e Inclusivo levará ações a 23 municípios do Território Vale do Rio Guaribas

Projeto que irá investir R$ 737 milhões na agricultura familiar foi apresentado, nessa quinta-feira (29), no município de Picos a representantes de 23 municípios.

Jucelma Sales
Por: Jucelma Sales Fonte: Secom Piauí
01/03/2024 às 13h16
Piauí Sustentável e Inclusivo levará ações a 23 municípios do Território Vale do Rio Guaribas
(Foto: Secom Piauí)

O Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) está em fase de apresentação e divulgação para agricultores familiares, representantes de movimentos sociais e entidades do setor público. Nessa quinta-feira (29), a iniciativa foi apresentada no município de Picos a representantes dos 23 municípios do Território do Vale do Rio Guaribas.

Continua após a publicidade

O PSI leva ações para melhorar a qualidade de vida e a produtividade da agricultura familiar nos sete territórios que compreendem o semiárido piauiense. Em todos eles, obras de segurança hídrica e saneamento rural, planos de adaptação produtiva, e ações de capacitação, dentre outros, serão desenvolvidas pelo projeto.

Continua após a publicidade

O programa é coordenado pela Secretaria do Planejamento (Seplan) e executado pelas Secretarias da Agricultura Familiar (SAF) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

Continua após a publicidade

Um dos principais componentes do projeto é a adaptação produtiva olhando para os impactos das mudanças climáticas. Para o superintendente de Projetos Territoriais da SAF, Jairo Chagas Júnior, a discussão é importante sobretudo na região do semiárido, onde muitas famílias ainda vivem sem acesso à água.

“É um projeto que tem um enfoque ambiental muito grande tendo em vista todas essas mudanças que vêm ocorrendo no clima nos últimos anos e que impactam a vida das pessoas que estão no semiárido piauiense”, cita o gestor.

Para a diretora estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Francisca Silva, o projeto vai ser importante por conta da priorização de ações que facilitem o acesso à água para agricultores familiares.

“A gente vive um momento bem crítico que é o debate das mudanças climáticas e a gente sente muito isso, principalmente nessa região porque a gente está em uma região semiárida, então a questão da água é fundamental a gente discutir, mas também as mudanças climáticas que a agricultura familiar também já sente”, disse Francisca Silva.

Quem também participou do evento foi o agricultor Antônio Marto, da Comunidade Quilombola Alto da Boa Vista, que fica em São José do Piauí. Ele citou as ações da SAF que já vêm beneficiando a comunidade, e que espera um aprimoramento com o PSI.

“Nós conseguimos equipar um poço que já estava cavado, projeto de reutilização de água e outras coisas que conseguimos por meio do programa Viva o Semiárido, então hoje o Alto da Boa Vista está totalmente diferente. Nós conseguimos equipar o poço, todo dia nós temos água, além disso, colocamos energia solar no poço que traz um benefício muito grande”, comemorou o agricultor.

PSI - Piauí Sustentável e Inclusivo

O projeto é estruturado em três componentes principais, além da gestão de projetos e monitoramento. O primeiro componente foca em segurança hídrica e saneamento rural, visando aumentar a disponibilidade de água e melhorar o saneamento básico rural.

O segundo componente concentra-se em adaptação às mudanças climáticas e recuperação ambiental, promovendo planos de adaptação produtiva, transferência de tecnologias e fortalecimento de cooperativas.

O terceiro componente abrange capacitação, estudos técnicos e ambientais, além de experiências-piloto para inovação tecnológica em áreas rurais, visando fortalecer as capacidades no estado com treinamentos, promoção de intercâmbios, gestão do conhecimento e o monitoramento do projeto.

Atualmente, o projeto está em fase de divulgação nos territórios. Já ocorreram os lançamentos nos Territórios Serra da CapivaraVale dos Rios Piauí e Itaueira e Vale do Rio Itaim. Os próximos serão no Vale do Canindé, em Oeiras; no Vale do Sambito, em Valença do Piauí; e no Entre Rios, em Amarante.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
(Foto: Reprodução)
Agosto Lilás Há 2 horas

Agosto Lilás: Picos une forças para combater a violência contra a mulher e reforçar a rede de proteção

Programação segue até sexta-feira (28) com ações de conscientização, rodas de conversa, palestras e atividades nos bairros e instituições do município

Ao todo, 18 unidades de saúde estarão de portas abertas
SAÚDE E PREVENÇÃO Há 4 dias

Prefeitura de Picos realiza Dia D da Vacinação neste sábado (22) em 18 Unidades de Saúde

Ação mobiliza a Secretaria Municipal de Saúde com atendimento das 08h00 às 17h00 para atualizar a caderneta de crianças, adolescentes e população em geral.

(Foto: Reprodução)
25 anos Há 5 dias

Diocese de Picos celebra 25 anos de Ordenação Episcopal de Dom Plínio José

A celebração reunirá o clero diocesano e outros sacerdotes , religiosas, leigos, caravanas provenientes das paróquias e áreas pastorais da Diocese, além de bispos convidados.

(Foto: Divulgação/ PM)
Picos Há 5 dias

Polícia Militar encontra criança após cair do terceiro andar de apartamento na cidade de Picos

De acordo com a Polícia Militar de Picos, ao chegar no local, os policiais constataram que a criança estava trancada no imóvel e, diante do risco, precisaram arrombar a porta para acessar o ambiente. 

O evento será realizado no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva, na Câmara de Vereadores Picos, no horário das 08h30 às 12h00.
Planejamento Há 1 semana

Prefeitura de Picos realizará Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2027

Encontro organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento acontecerá na próxima quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores, com o objetivo de discutir investimentos e integrar a população no planejamento do município.

Lenium - Criar site de notícias