
O Serviço Especial de Saúde (Sesa) da Universidade de São Paulo (USP), em Araraquara (SP), está reanalisando duas amostras coletadas do funcionário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que morreu com suspeita de reinfecção da Covid-19 na terça-feira (11). João Duarte, de 65 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB) desde julho. Ele é o primeiro profissional de Saúde de Araraquara vítima da doença. O corpo foi enterrado na manhã desta quarta-feira (12), em Nova Europa.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Eliana Honain, ele tinha dois exames positivos para Covid-19 com três meses de diferença. O funcionário do Samu testou positivo para Covid-19 no mês de abril, logo no início da pandemia, em Araraquara e cumpriu o período de isolamento. Após seguir o protocolo da quarentena, ele voltou a trabalhar mas, em julho, apresentou novamente sintomas, dessa vez mais graves e precisou ser internado e intubado.
O diretor do Sesa, Walter Figueiredo, explicou ao G1 que estão sendo feitas análises da secreção coletada da garganta (orofaringe) em duas ocasiões. Caso elas confirmem positivo para Covid-19, outros procedimentos serão realizados para descartar as possibilidades. "A gente vai tentar eliminar as possibilidades de ser uma reinfecção. A gente está tentando isolar o vírus, sequenciar o vírus para ver se é o mesmo, isso se conseguir com as amostras que se tem, a gente não sabe ainda se vai conseguir chegar a uma conclusão", disse Figueiredo.
Ainda de acordo com o diretor, muita coisa sobre o vírus ainda é incerta. "A gente lamenta pelo óbito, esse que é o problema, mas a gente vai verificar a possibilidade da reinfecção." Para Figueiredo, não está descartada a hipótese de um dos exames terem dado falso negativo. "A gente ainda não sabe exatamente se esse vírus as pessoas adquirem imunidade mesmo, se essa imunidade acaba rapidamente ou não, se eventualmente a pessoa não adquirem imunidade e pode se reinfectar, se o vírus se modificou, tem um monte de possibilidades que a gente não sabe", contou o diretor.
Araraquara soma 2.432 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. A morte do técnico de enfermagem é a 22ª causada pela doença no município.