23°C 37°C
Teresina, PI
Publicidade

SEMTAS promove encontro municipal sobre os Direitos da Criança e do Adolescente

O evento contou com a participação de representantes do Conselho Tutelar, Policia Militar, SAMU e Professores.

Jucelma Sales
Por: Jucelma Sales Fonte: CCOM / PMP
25/03/2024 às 19h26
SEMTAS promove encontro municipal sobre os Direitos da Criança e do Adolescente
(Foto: Reprodução/ CCOM)

Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), realizou o encontro municipal “Acolher e Proteger” no auditório da Secretaria de Educação. O evento tem como finalidade instruir profissionais da sociedade civil na promoção de espaços e escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A programação teve início por volta das 8h, com café da manhã.

Continua após a publicidade

Na ocasião, a professora Inês Costa, mobilizadora do selo UNICEF, representou a secretaria Noêmia Marques. A professora expressou a importância desta ação. “Estamos todos reunidos com segmento da sociedade civil para realizar mais uma ação do selo UNICEF”, disse a professora Inês Costa.

Continua após a publicidade

Ainda destacou a importância da ação. “No momento em que a gente dá essa transparência para a sociedade civil, a gente está mostrando o compromisso da gestão do Prefeito Gil garantindo os direitos da criança e do adolescente, e o selo UNICEF é nada mais do que as gestões municipais cumprir com esses direitos que cabe à criança e ao adolescente”, afirma a professora, Inês Costa.

Continua após a publicidade

                                                            Mobilizadora do Selo Unicef da Educação, Inês Costa (Foto: Daniel Holanda)

A pedagoga, Edna Moura, palestrou a respeito da importância do professor reconhecer quando a criança está sendo vítima de algum tipo de violência. “Nós estamos hoje aqui na Secretaria de Educação fazendo um debate sobre a garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, que são testemunhas e vítimas de violência, no sentido de o município de implementar políticas para o cumprimento da lei sobre os Direitos das crianças que sofrem violação. São vários tipos de violência que as crianças sofrem, a violência física, patrimonial, psicológica, institucional, e que precisa ser trabalhado dentro de uma rede, envolvendo a educação, a saúde, assistência social, no sentido de construir políticas que venha a prevenir essas violências, e também de acolhimento, cuidado, proteção. Porque nós sabemos que ter o cuidado com a criança e com o adolescente, é o cuidado que temos que ter com a nossa própria sociedade, para que possamos ter no futuro e no presente pessoas que possam conviver em harmonia e em paz”, pontuou a Pedagoga, Edna Moura.

                                                                                Pedagoga, Edna Moura (Foto: Maysa Martins)

O evento contou ainda com a participação de Conselheiros Tutelares, Policiais Militares, integrantes do SAMU e Professores.

Veja fotos do evento!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
(Foto: Reprodução)
Agosto Lilás Há 57 minutos

Agosto Lilás: Picos une forças para combater a violência contra a mulher e reforçar a rede de proteção

Programação segue até sexta-feira (28) com ações de conscientização, rodas de conversa, palestras e atividades nos bairros e instituições do município

Ao todo, 18 unidades de saúde estarão de portas abertas
SAÚDE E PREVENÇÃO Há 4 dias

Prefeitura de Picos realiza Dia D da Vacinação neste sábado (22) em 18 Unidades de Saúde

Ação mobiliza a Secretaria Municipal de Saúde com atendimento das 08h00 às 17h00 para atualizar a caderneta de crianças, adolescentes e população em geral.

(Foto: Reprodução)
25 anos Há 5 dias

Diocese de Picos celebra 25 anos de Ordenação Episcopal de Dom Plínio José

A celebração reunirá o clero diocesano e outros sacerdotes , religiosas, leigos, caravanas provenientes das paróquias e áreas pastorais da Diocese, além de bispos convidados.

(Foto: Divulgação/ PM)
Picos Há 5 dias

Polícia Militar encontra criança após cair do terceiro andar de apartamento na cidade de Picos

De acordo com a Polícia Militar de Picos, ao chegar no local, os policiais constataram que a criança estava trancada no imóvel e, diante do risco, precisaram arrombar a porta para acessar o ambiente. 

O evento será realizado no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva, na Câmara de Vereadores Picos, no horário das 08h30 às 12h00.
Planejamento Há 7 dias

Prefeitura de Picos realizará Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2027

Encontro organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento acontecerá na próxima quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores, com o objetivo de discutir investimentos e integrar a população no planejamento do município.

Lenium - Criar site de notícias