
A disputa eleitoral em Teresina (PI) ao cargo majoritário da Prefeitura ganhou um nome de peso nesta semana, o da ex-vereadora e deputada estadual Teresa Brito (PV). A parlamentar tem tido atuação incontestável na Assembleia Legislativa e também quando passou pela Câmara e agora pode ser a saída para muitos eleitores que não sentiam agraciados com as opções de votos postas nas eleições municipais.
Atualmente tem como pré-candidatos melhores colocados nas pesquisas, Dr. Pessoa (MDB), Fábio Abreu (PL) e Kleber Montezuma (PSDB), este último com apoio da atual gestão municipal de Firmino Filho. Porém, esses nomes ainda não são opções de votos daqueles eleitores que se dizem indecisos.
Doutor Pessoa é ‘bem quisto’ na capital, porém, sua junção com membros velha política e que não tem força na capital pode ser um tiro no pé de sua candidatura. Já o candidato Fábio Abreu (PL), que atualmente está deputado Federal após deixar a Secretaria de Segurança, já não é mais tão querido pela população como na época do ‘destemido’ capitão Fábio Abreu da Rone, hoje, o ‘homem forte da Segurança’ do Estado tem deixado a desejar na sua principal pasta – a Segurança Pública, e precisa fazer-se ‘aparecer’ mais se quiser ter essa conquista do Palácio Municipal.
O candidato Kleber tem o apoio dos tucanos na capital, mas foi escolhido tardiamente após meses de dúvidas e falta de opções no próprio 'ninho'. A ideia agora é retirar a figura 'autoritária' que Kleber exercia a frente da Secretaria Municipal da Educação, na qual teve gestão exemplar é “verdade”, porém, a trancos e barrancos sem agradar a sua principal classe – os professores. O Klebão precisa agora cada vez mais 'Kleblinho' o amigo de todos.
Correndo por fora e também com respaldo na capital aparece a deputada Teresa Brito (PV). Atuante em diversas áreas a parlamentar tem um jeito velho e novo de fazer política, com ataques e questionamentos sólidos, polidos e com respaldo, e torna um ‘perigo bom’ para seus adversários.
A presença dela, bem como de outros pré-candidatos ‘conscientes’ e de ‘boa proza’, como o presidente do PSC – Valter Alencar, além da professora Lucineide Barros (PSOL), devem alavancar o nível da disputa eleitoral na capital.