22°C 37°C
Teresina, PI
Publicidade

Dia Nacional do vaqueiro: União-PI completa 76 Anos dessa Tradição.

O Dia Nacional do Vaqueiro é comemorado anualmente em União

André Santana
Por: André Santana Fonte: Portal André News notícia.
29/08/2020 às 10h19
 Dia Nacional do vaqueiro: União-PI completa 76 Anos dessa Tradição.
Foto Divulgação redes sociais pequena passeada de vaqueiros nesta manhã 29 de Agosto

O Dia Nacional do Vaqueiro é comemorado anualmente em União, sempre no dia 29 de agosto. A data tradicional é a mais movimentada e faz parte da programação dos Festejos de São Raimundo Nonato, co-padroeiro do município.

Continua após a publicidade

A institucionalização do 29 agosto como dia  Nacional dedicado ao Vaqueiro é de 2008. Mas desde 29 de agosto de 1944 em União, ocorre uma grande procissão da categoria com devoção a São Raimundo Nonato, que é co-padroeiro da diocese do município que tem como Padroira Nossa Senhora dos Remédios que é festejado em outubro. Hoje  Na cidade Unioense  existe um coral composto somente por vaqueiros e também uma associação da categoria fundada em 1984  por Chico Teófilo líder da cultura. 

Continua após a publicidade

Teófilo foi o presidente da primeira associação de vaqueiros (AVAU), em União.  Era vaqueiro e dono da Fazenda onde se concentrava os Amigos e local onde realizava vaquejada todos os anos no dia 29 de agosto a tão esperada data. Foi vereador , fundador e presidente do Coral dos Vaqueiros. Fundou também a primeira Associação de vaqueiros do Brasil, a Associação de Vaqueiros.

 Hoje o município relembra essa grande história vivida pelo seu povo  querido.  Em momentos difíceis nos encontramos impossibilitados de realizar essa tradicional festa de forma calorosa devido os cuidados a saúde devido a pandemia de gripe coronavírus. Pela primeira vez na História de União não ocorrerá a tão esperada Passeada de Vaqueiros como era de costume e programação. 

Continua após a publicidade

Pois nesta manhã os vaqueiros fizeram uma pequena homenagens ao casal Chico Teófilo e Conceição Pierot que dedicaram metade de suas vidas a essa cultura que virou tamanha alegria e tradição na terra da Antiga Fazenda de gado e estanhado que hoje tornou- se cidade.  Esse dia faz parte da história do Brasil. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias