A disputa eleitoral para Prefeitura de Picos nas eleições 2020 para esta se ‘afunilando’ nessa reta final de definição dos pré-candidatos. Ao que tudo indica, a disputa ao cargo de prefeito da ‘cidade modelo’ ficará polarizada entre três chapas majoritárias lideradas pelo coronel Viana (PSL), Gil Paraíbano (Progressistas) e Araujinho (PT).
O empresário e ex-prefeito Gil Paraíbano deverá ter como vice um ex-opositor e também ex-prefeito da cidade, José Neri, a chapa lidera as pesquisas de intenções de voto na cidade e tem grande apoio popular. Vale lembrar que o grupo tem o apoio político do senador Ciro Nogueira (Progressistas), que tem interesse na eleição de Gil para apoio nas eleições ao governo em 2020.
Já o empresário Francisco Araújo (PT), o Araujinho, dono de uma loja de motos na região e novo na política local. Araujinho tem o apoio do governador Wellington Dias (PT) e tinha até meses atrás o apoio do atual prefeito padre Walmir (PT), porém, divergências políticas dentro do próprio grupo indicam que o padre não apoiará mais Araujinho e buscará outro nome. A divergência seria porque o atual prefeito queria indicar um nome para compor a chapa de vice, mas o nome da jornalista Fátima Sá e outro proposto pelo então prefeito não teria agrado Araujinho. A briga interna provocou desgaste na campanha petista no município. Na chapa petista são cotados para vice, o médico Gutemberg Rocha (MDB) e o empresário Josely de Lima (PL), mais conhecido como “Zomim”.
‘Correndo’ por fora e, também, novo no cenário político local está o coronel Viana (PSL). Ex-comandante da Polícia Militar em Picos (PI), o coronel coleciona admiradores e já largou na disputa eleitoral com uma porcentagem significativa nas pesquisas de intenções de voto e pode ser determinante na disputa eleitoral da cidade. Neste fim de semana, o coronel Viana formalizou a composição de sua chapa que terá como vice o empresário Júnior Nobre (PSD).
Também poderá está na disputa eleitoral na cidade de Picos, o pré-candidato pelo PDT, Glauber Silva. O pré-candidato também foi convidado a integrar a chapa liderada pelo coronel Viana, mas ainda não se decidiu se mantém sua pré-candidatura ou apoiará a chapa do coronel, juntando assim forças para 3ª opção em Picos.