O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou sem vetos a Lei 14.918, de 2024 , que dá o nome de "Perimetral Sérgio Lobato Machado" ao trecho que liga a BR-277, em Foz do Iguaçu (PR), à nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai, cuja construçãofoi finalizada em 2022 — ainda falta a conclusão das obras de acesso.
O novo nome da estrada de 15 quilômetros homenageia o empresário paranaense Sérgio Lobato Machado, que foi um dos articuladores da construção da segunda ponte que liga Foz do Iguaçu à Ciudad del Este, no Paraguai. Essa lei foi publicada noDiário Oficial da União desta segunda-feira (8).
A nova norma teve origem no Projeto de Lei (PL) 1.675/2022 , proposto pelo deputado federal Nelsi Coguetto Maria (PL-PR), também conhecido como Vermelho, que havia acatado a sugestão feita por vereadores de Foz do Iguaçu.
No Senado, o projeto foi relatado pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) na Comissão de Infraestrutura (CI) , onde foi aprovado em decisão terminativa . Ela afirma em seu parecer que Sérgio Lobato Machado se mudou para Foz do Iguaçu na década de 1950, onde “trabalhou para trazer mais desenvolvimento e turismo”.
Segundo o deputado Vermelho, Machado era empresário dos setores turístico, hoteleiro e imobiliário. Foi presidente do comitê que buscou viabilizar a construção da segunda ponte que liga o Brasil ao Paraguai, que segundo ele, seria uma solução para desafogar o intenso fluxo de caminhões que ocorre na Ponte da Amizade. Ele faleceu em 2021, vítima de Covid-19.