23°C 35°C
Teresina, PI
Publicidade

As melhores contratações do futebol brasileiro na atual janela de transferências

.

Evandro Carvalho
Por: Evandro Carvalho
24/07/2024 às 17h49

O fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro está aí e com ele a atual janela de transferências promete agitar a segunda metade da competição. Afinal, os times já começaram a busca por reforços antes mesmo do mercado abrir e agora poderão trazer novidades para uma disputa que promete esquentar até o fim do ano.

Continua após a publicidade

Entre os principais candidatos ao título, tanto na classificação oficial quanto nas cotações da casa de apostas esportivas Betano, Palmeiras e Botafogo trouxeram nomes de peso para fortalecerem ainda mais seus elencos. Grande favorito entre os palpiteiros, o Verdão aparece hoje com odds de 2,90, à frente do Flamengo (3,10) e do Fogão (3,50). Deste trio, apenas os rubro-negros seguem sem anunciar nenhuma contração. Já entre o meio e a parte de baixo da tabela, três times se destacaram por aquisições de antigos ídolos, que retornam ao país após anos atuando no exterior. No entanto, a idade e as condições físicas desses atletas ainda geram dúvidas entre os torcedores. 

Continua após a publicidade

Philippe Coutinho (Vasco):  Provavelmente a principal contratação do futebol brasileiro nesta janela de inverno, o meia Philippe Coutinho está de volta ao clube que o revelou 14 após sua saída para o futebol europeu e foi recebido com festa pela torcida vascaína em São Januário. 

O craque coleciona passagens por gigantes como Internazionale, Liverpool, Barcelona e Bayern de Munique, mas nos últimos anos não repetiu o futebol que o levou à Seleção Brasileira, sendo um dos destaques do time que disputou a Copa do Mundo de 2018 e que conquistou a Copa América de 2019. Agora, aos 32 anos de idade, ele tenta reviver no Rio de Janeiro os seus melhores dias. 

Continua após a publicidade

Felipe Anderson (Palmeiras):  Outro jogador que decidiu retornar ao Brasil após longo período na Europa é o meia e ponta Felipe Anderson, que inclusive já fez sua estreia com a camisa do Palmeiras e mostrou que pode ser titular da equipe de Abel Ferreira. A contratação do jogador de 31 veio com a intenção de trazer um jogador com experiência internacional para ser um dos líderes técnicos do elenco. 

Criado na base do Santos, Felipe Anderson deixou o Peixe em 2013 e passou por três equipes do Velho Continente: Lazio, West Ham e Porto. Mas foi pelo time italiano que ele mais se destacou, com 58 gols em 326 jogos e um título da Supercopa da Itália. Ídolo em Roma, ele quebrou uma marca de mais de 80 anos do clube, disputando incríveis 151 partidas de forma consecutiva. 

Thiago Silva (Fluminense): Um dos maiores zagueiros do futebol mundial na última década, Thiago Silva dispensa apresentações. Atleta multicampeão pelo Milan, PSG e Chelsea, ele foi um dos pilares da defesa brasileira nos Mundiais de 2014, 2018 e 2022, além de ter feito parte do elenco que foi à África do Sul em 2010.

Thiago Almada (Botafogo): Atleta mais novo dessa lista, com 23 anos de idade, o argentino Thiago Almada chega ao Botafogo a peso de ouro, se tornando a contratação mais cara da história do futebol brasileiro. Revelado pelo Vélez Sarsfield, ele foi negociado em 2022 para jogar no Atlanta United, dos Estados Unidos, e agora chega para reforçar o meio-campo alvinegro. 

Com passagens pelas seleções de base da Argentina, Almada também já chegou a ser convocado para o time principal do país em 2022 e vestirá a camisa alviceleste nos Jogos Olímpicos de Paris, o que o fará estrear pelo Botafogo apenas após o evento, em meados de agosto. Ao menos por enquanto, o time lidera o Brasileirão e pode esperar por ele. 

Bernard (Atlético-MG): Completando o top 5 das contratações mais impactantes da atual está um jogador que fez história pelo Atlético-MG há uma década, se mudou para o exterior e pouco se ouviu falar nele nos últimos anos. Mesmo marcado por fazer parte do histórico 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil na Copa de 2014, Bernard ainda tem a admiração dos torcedores do Galo. 

Até por isso ele volta a Belo Horizonte com status de ídolo e foi mais um a ser recebido com festa pelos fãs. Hoje com 31 anos e colecionando passagens por clubes de menor escalão da Europa e pelo mundo árabe, o jogador com “alegria nas pernas” é visto como alguém que pode agregar ao elenco e se destacar no futebol brasileiro. 

Aos 39 anos de idade e já na reta final de carreira, ele decidiu retornar ao país para se aposentar pelo clube que lhe deu projeção internacional, o Fluminense. Vice-campeão da Libertadores em 2008, ele retorna 16 anos após sua saída e é visto como ídolo pelos torcedores. Porém, a idade avançada, apesar de sua qualidade indiscutível, é um fato que desperta dúvidas de alguns, ainda mais em um momento delicado que o time enfrenta no campeonato, ocupando a lanterna.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias