O Centro, que recebeu um investimento em infraestrutura, equipamentos e mobiliários no valor R$ 1.983.220,05, conta agora com salas de aula modernas, biblioteca, laboratório de informática, banheiros com vestiários, refeitório, quadra poliesportiva, estúdio de gravação, além de salas especiais para psicoatendimento (Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia) e para núcleos de Convivência e de Apoio à Família.
Funcionando desde 2006, o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) possui atualmente mais de 600 estudantes, sendo 48 alunos surdos e 560 alunos no Núcleo de Formação.
O CAS promove a Educação Bilíngue por meio da Formação Continuada com o Curso de Iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Libras), Curso de Libras (Intermediário), Curso Prático de Libras, Curso de Formação Tradutor Intérprete de Libras (TILS), Curso de Formação de Instrutores para Surdos (FIS), Curso de Libras Avançado para a Comunidade Geral, Curso de Formação de Professores Bilíngues em Português, Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado (para professores das salas multifuncionais) e Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibular da UFPI (Letras – Libras).
O secretário Washington Bandeira destacou a importância de disseminar o ensino de Libras como forma de romper as barreiras da comunicação. “O Centro desenvolve atividades para que a comunicação entre as pessoas aconteça efetivamente e de forma igual, e tem como objetivo a inclusão dos surdos nas atividades sociais”, disse o gestor.
Inauguração do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)
Data: 12 de agosto (segunda-feira)
Horário: 07h
Local: Avenida São Raimundo, 568, Bairro Piçarra - Teresina / PI
Mín. 23° Máx. 40°