A professora Gilvane Brito, conhecida popularmente como tia Gil, é natural de Alagoinha do Piauí, onde atua como professora efetiva do município, bem como na cidade de Campo Grande do Piauí, exercendo o ofício do magistério. Gilvane também é coordenadora administrativa do Clube de Leitura Patativa do Assaré na sua cidade natal.
O clube de leitura é um movimento social de incentivo à leitura, no qual completou 5 anos em julho de 2024.
Como escritora, Gilvane recebeu da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP), menção honrosa no concurso de poesia de 2022, na categoria adulto, com o soneto Antes mil vezes perder-te.
A poetisa participou do I Concurso de Crônicas 2023, e este ano, ingressou no projeto Piauí em Letras VII, uma coletânea de textos bastante diversificas no qual a solenidade foi na cidade de Pedro II, no dia 27 de julho, contando com a presença de vários poetas e poetisas de diversas regiões.
Apaixonada por literatura e produções literárias, desde cedo escreve versos poéticos, venceu o primeiro lugar, na categoria adulto, no 1º concurso de poesia do Vale do Riachão e Região, com seu singelo poema “Vó”.
Na última sexta-feira,16 de agosto, aconteceu o Sarau que celebrou a passagem do 4° aniversário da ALVAR (Academia de Letras do Vale do Riachão), bem como um papo informal com os agraciados no I Concurso de Poesia, que ocorreu através da plataforma MEET, com a participação de alvarianos e convidados.
Segue em anexo o soneto Antes mil vezes perder-te:
No mesmo espaço, tempo encontraste
Tão quão a graça de querer-te.
Mais-valia a merecer-te;
Se não mais que desejar-te.
Destino, sina apartar-te
num obstante de poder ver-te;
antes mil vezes perder-te
a uma vez magoar-te.
Em virtude a vida conceder-te
esta mesma fez-se;
na mesma intensidade de doar-te.
Não me dei o ofício de deter-te
do inteiro o instante desfez-se.
Que culpa tenho eu por amar-te?
Mín. 21° Máx. 40°