A experiência exitosa “Saúde Mental: cuidado e proteção no município”, de autoria de Maria Beatriz Costa Dias, do município de Altos, foi uma das selecionadas para a segunda etapa da I “Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS”. A autora do trabalho participará da 4ª roda de conversa virtual que acontecerá no dia 29 de setembro e é parte da programação do I Congresso Virtual do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O projeto “Saúde Mental: cuidado e proteção no domicílio” foi desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS e trouxe como benefício a continuidade no acompanhamento da oficina terapêutica em âmbito domiciliar, estimulando, por meio da criatividade e pintura, o manejo dos impactos negativos, que o isolamento social trouxe.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Mônica Furtado, a experiência exitosa selecionada é um reconhecimento do trabalho em equipe desenvolvido em Altos. “Sem dúvida é o resultado de um trabalho em equipe, do fortalecimento da saúde mental no município e da prática incessante de buscar alternativas cada vez mais efetivas, buscando se adequar as situações para prestar o melhor atendimento possível á população”, destaca.
Nas duas primeiras etapas da I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS já foram inscritos 834 trabalhos e 381 foram pré-selecionados pelos Cosems para serem analisados por avaliadores do Conasems, sendo escolhidas, em cada etapa, nove experiências exitosas no enfrentamento à Covid-19 nos municípios brasileiros.
Mín. 21° Máx. 40°