21°C 32°C
Teresina, PI
Publicidade

Maior sucuri do mundo é descoberta na Amazônia; Veja o vídeo

Foi descoberta, na floresta amazônica, a maior cobra do mundo com 7,92 metros de comprimento e quase 200 quilogramas (mais precisamente, 199,5 kg).

Por: Redação Fala Piauí
29/08/2024 às 15h18
Maior sucuri do mundo é descoberta na Amazônia; Veja o vídeo
Foto: Reprodução

Foi descoberta, na floresta amazônica, a maior cobra do mundo com 7,92 metros de comprimento e quase 200 quilogramas (mais precisamente, 199,5 kg).

Continua após a publicidade

Uma anaconda verde foi encontrada pelo apresentador televisivo de programas de vida selvagem, o professor Freek Vonk – a cobra é tão grossa quanto um pneu de um carro e tem uma cabeça do tamanho de um ser humano. Até ao momento, apenas uma espécie de anaconda verde – também chamada de anaconda gigante – foi reconhecida na Amazônia: a nova espécie foi apresentada num estudo na revista científica ‘Diversity’, destacou esta terça-feira o tabloide britânico ‘Daily Mail’.

Continua após a publicidade

“Juntamente com 14 outros cientistas de nove países, descobrimos a maior espécie de cobra do mundo, a anaconda verde”, relatou Vonk.

“Como todos sabemos por filmes e histórias sobre cobras gigantes, na verdade são duas espécies diferentes. As sucuris verdes, encontradas ao norte da sua área de distribuição na América do Sul, incluindo Venezuela, Suriname e Guiana Francesa, parecem pertencer a uma espécie totalmente diferente.”

Continua após a publicidade

“Embora pareçam quase idênticas à primeira vista, a diferença genética entre as duas é de 5,5%, e isso é enorme. Para colocar em perspetiva, humanos e chimpanzés são geneticamente diferentes entre si em apenas 2%”, referiu o especialista.

Os pesquisadores deram à nova espécie o nome latin ‘Eunectes akayima’, que significa anaconda verde do Norte. Apesar de recém-descoberta, a nova espécie já está ameaçada. “A região amazônica está sob forte pressão devido às mudanças climáticas e ao desmatamento contínuo. Mais de um quinto da Amazônia já desapareceu, o que representa mais de 30 vezes a área dos Países Baixos. A sobrevivência destas icônicas cobras gigantes está intimamente ligada à proteção do seu habitat natural”, apontou.

O professor Jesus Rivas, principal autor do estudo, explicou que percebeu pela primeira vez que havia mais de uma espécie de sucuri verde há mais de 15 anos. Com a sua mulher, Sarah Corey-Rivas, começaram a analisar amostras à procura de diferenças genéticas. “Começamos a trabalhar nisto em 2007, quando notamos pela primeira vez que havia uma grande diferença genética entre as amostras venezuelanas e algumas amostras do Peru. Depois iniciamos o processo de recolha de amostras por toda a América do Sul, para completar um mosaico de amostras que nos permitiu montar o estudo”, concluiu.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prof. dr. Freek Vonk (@freekvonk)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
(Foto: Reprodução)
Meio ambiente Há 5 meses

Semarh participa de audiência para discutir o Projeto Zero Lixões com prefeitos da macrorregião de Picos

No encontro, foram discutidas estratégias viáveis e sustentáveis para a eliminação dos lixões a céu aberto ainda existentes em diversos municípios da região.

(Foto: Reprodução)
Meio Ambiente Há 6 meses

SEMAM de Picos realizará ao longo do mês de junho diversas ações alusivas a Semana do Meio Ambiente

Programação contará com Blitz Ecológica, Seminário sobre mudanças climáticas, Mostra Eco Científica, Concurso de Fotografia, Mutirão de Arborização e Limpeza, Feirinha Livre, Passeio ciclístico e Treino Verde.

Desde 2023 o DNIT já havia solicitado da Prefeitura a substituição do Nim Indiano por árvores de espécies nativas.
BR 316 Há 9 meses

Secretaria de Meio Ambiente de Picos explica a substituição do Nim Indiano por espécies nativas na Avenida Senador Helvídio Nunes

Galhos tocando a rede elétrica, danos nos canteiros e nas tubulações provocados pelas raízes, falta de visualização das placas de trânsito e da própria pista, além da nocividade para as abelhas, estão entre os problemas verificados pela pasta.

Foto: Reprodução
Piauí Há 11 meses

Instituto prevê chuvas intensas para municípios no Piauí; confira lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta de chuvas intensas para 18 municípios do Sul do Piauí. O alerta amarelo prevê chuvas entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia.

Card de divulgação da Campanha (Fonte: CCOM)
Campanha Há 1 ano

Prefeitura de Picos lança Campanha Cidade Limpa: responsabilidade de todos

A ação faz parte do cronograma de atividades a serem desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente 2024.

Lenium - Criar site de notícias