A pouco mais de 30 dias para a eleição municipal, o prefeito Gustavo Medeiros(Progressistas), candidato à reeleição em União, possui uma expressiva vantagem, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Credibilidade. Gustavo Medeiros vence em todos os cenários pesquisados, com larga margem em relação ao seu opositor Ramiro Saraiva (PT).
Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Gustavo Medeiros atinge 76,75% das intenções de voto. Ramiro aparece com 12,00%. Os que não opinaram somam 10%. Um percentual de 1% pretende votar nulo ou branco.
Na pesquisa estimulada, quando considerados apenas os votos válidos, Gustavo Medeiros atinge 86,48% das intenções de voto, contra 13,52% de Ramiro Saraiva (PT). Esse resultado confirma a ampla vantagem do atual prefeito sobre seu adversário.
Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados mencionam suas preferências sem serem estimulados por uma lista de nomes, Gustavo Medeiros aparece com74,25% das intenções de voto, seguido por Ramiro com 10%. Um total de 15,75% dos entrevistados não soube ou não opinou.
Outro dado relevante aferido pelo Instituto Credibilidade é o índice de rejeição dos candidatos. Ramiro é o que possui maior índice de rejeição, com 72% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum, seguido de Gustavo Medeiros com 8,12%. Um total de 14% não sabe ou não opinou e 2% não tem rejeição a nenhum nome.
A pesquisa também destaca a alta aprovação da gestão de Gustavo Medeiros. 82,75% da população de União aprova o trabalho realizado por Gustavo Medeiros na prefeitura municipal contra 6,25% que não aprova, refletindo a satisfação com as políticas públicas e projetos implementados ao longo de seu mandato.
Os resultados consolidam Gustavo Medeiros como o principal candidato na disputa pela prefeitura de União-PI, evidenciando o forte apoio popular e a confiança da população em sua capacidade de liderança e gestão.
O levantamento do Instituto Credibilidade ouviu 400 unionenses, nas zonas urbana e rural, nos dias 23 e 24 de agosto. A pesquisa apresenta uma margem de erro de 4,87 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95% e foi registrada no TSE sob o número PI-5652/2024.