O Meio News.com obteve, com exclusividade, a confirmação da identificação do suspeito de violentar sexualmente a empresária Liziane Carvalho em uma boate situada na zona Leste de Teresina, no último sábado (14). Renato Santos da Silva, professor com doutorado em estatística pela Universidade de São Paulo, foi apontado como o autor do crime.
A informação foi confirmada à reportagem por uma fonte policial que preferiu não se identificar. Segundo ela, as imagens de câmeras de segurança do local foram recolhidas pela equipe de investigação, que constatou a identidade do suspeito. Ele deve ser intimado para depor à autoridade policial que irá concluir o inquérito.
Ainda conforme o apurado, também foi identificada a pessoa responsável por uma das filmagens que repercutiram nas redes sociais. Vale ressaltar que o Código Penal estabelece que oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender, expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar esse tipo de conteúdo sem o consentimento dos envolvidos é crime, conforme o artigo 218.
Renato, natural de São Paulo, possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Piauí concluída no ano de 2016, Mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2017 e Doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (IME-USP), 2023.
Alunos do professor Renato Santos entraram em contato com a equipe do MeioNews.com, e alegaram que o reconheceram nos vídeos, os quais flagraram o crime.
Desde o domingo (15), circula em perfis de fofoca no Instagram um vídeo no qual aparece um homem sob a vítima, que estava deitada em uma mesa durante um show que estava ocorrendo na boate. Liziane Carvalo disse em entrevista a TV Meio que chegou bem, mas que passou mal após consumir bebidas alcoólicas. Ela afirmou que foi dopada e violentada.
"Depois, comecei a ficar tonta e sentei na mesa. Esse homem estava sempre atrás de mim. Quando me sentei, ele me deitou", afirmou a empresária.
A vítima foi à Delegacia da Mulher registrar um Boletim de Ocorrência sobre o caso.
"Todo mundo está me ligando, perguntando se eu estava transando ou fazendo sexo no meio de uma boate. Eu não sou desse jeito. Estou me sentindo destruída. Minha pressão vive caindo, e já fui ao hospital", falou Liziane.
A reportagem tentou entrar em contato com o professor, porém, não obtivemos retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para esclarecimentos. Por meio de nota, a boate 309 informou que o caso está sendo apurado
Leia:
Nota de Esclarecimento
Tem circulado nas redes sociais e em alguns portais, vídeo gravado nas dependências do 309, acompanhados de algumas informações e deduções precipitadas.
O vídeo da cena em discussão tem sido levado a público apenas no ponto em que sugere um casal em cena de sexo explícito, o que é desmentido ao se ver a cena completa.
O local é totalmente monitorado por sistema de câmeras de alta resolução, cujas imagens foram disponibilizadas às autoridades competentes para investigar o caso.
A política de segurança do estabelecimento é no sentido de proteger todos os frequentadores, especialmente as mulheres.
O esclarecimento dos fatos é necessário e essencial para a apuração de responsabilidades e tudo será feito para que isso ocorra rapidamente, em respeito a todos que frequentam o local.
Qualquer coisa que se diga nesse momento é fruto de mera especulação, o que não se coaduna com a forma responsável com que assuntos desta natureza devem ser tratados.
Ao tomar conhecimento dos fatos, a casa vem colaborando ativamente com as autoridades competentes para esclarecer o ocorrido.
É lamentável a disseminação e divulgação do vídeo editado, com informações distorcidas, que apenas servem para denegrir a imagem do estabelecimento, que há anos se dedica a oferecer um ambiente seguro, respeitoso e acolhedor para todos.
Este é um empreendimento que sustenta inúmeras famílias, sempre primando pelo respeito às normas e à legislação vigente.
O 309 reafirma seu compromisso com a verdade e com seus clientes e segue à disposição para colaborar com as investigações, até o devido esclarecimento dos fatos, ao tempo em que agradece a compreensão de todos e reforça que continua empenhada em proporcionar um espaço de entretenimento seguro e agradável para todos.
Atenciosamente,
309 Bar
Ver essa foto no Instagram
Mín. 22° Máx. 41°