A Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA) emitiu um esclarecimento nesta segunda-feira (30/09), por meio de sua conta no Instagram, denunciando a circulação de uma nota de repúdio falsa que utilizava indevidamente o nome e a logomarca da instituição. A falsa nota circulou em grupos de WhatsApp após o candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo, ter usado equivocadamente o termo "pandemia" durante um debate na TV Antena 10, realizado no último sábado (28/09), quando se referia ao aumento do número de pessoas com autismo na cidade.
Segundo a presidente da AMA, Teresa Ramos dos Santos, a associação registrou uma ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, classificando o ato como crime de falsa identidade, conforme o artigo 307 do Código Penal. A instituição afirma que a falsa nota foi usada de forma indevida por oponentes políticos para atacar o candidato.
Em nota, a AMA destacou que "a luta das pessoas autistas, bem como nenhuma luta e trajetória de pessoas e grupos, deve ser utilizada como instrumento de manobra política", e repudiou o uso de sua imagem na tentativa de fabricar uma nota de repúdio.
Ainda no esclarecimento, a AMA reconheceu que o uso da palavra "pandemia" por Fábio Novo foi inadequado, mas ressaltou que o candidato se referia ao crescente número de diagnósticos de autismo em Teresina e à importância de criar políticas públicas inclusivas para atender a essa demanda.
Confira a nota de esclarecimento:
Confira o boletim registrado pela associação:
Mín. 22° Máx. 41°