
Uma rixa entre famílias de facções rivais teria sido a principal motivação da série de assassinatos cometidos nesta quinta-feira (03) nos bairros Parque Brasil I e Leonel Brizola, na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina.
Em entrevista coletiva o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, revelou que as mortes ocorreram após Bárbara Teresa, grávida de 19 anos, ter sido morta a tiros no Parque Brasil I. Ele destaca que os envolvidos nos crimes haviam sido presos no dia 30 de setembro na Operação Denarc 54 e foram soltos dois dias depois.
“Infelizmente a gente está tendo dificuldade em ter uma manutenção dessas pessoas presas, ou seja, quem praticou os homicídios foram presos no dia 30 de setembro e liberados no dia 2. Então a gente pede, faz esse clamor, que essas pessoas continuem encarceradas porque elas são violentas, elas não tem apego a vida e elas não tem medo de usar a violência como arma. Os algozes foram presos essa semana e foram soltos. Se eles estivessem presos, não teriam matado”, afirma.
A disputa entre as duas facções ganhou contornos violentos após Gilvan e Israel terem sido soltos. Ao todo, quatro pessoas foram mortas e cinco ficaram feridas. Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, grávida de 19 anos, Jenifer Lourrane Gomes de Sousa, de 14 anos, Francisco das Chagas Silva dos Santos, 44 anos e Eliton Emanuel, de 13 anos foram as vítimas dos atentados.
O secretário Chico Lucas afirmou que todas as mortes têm relação. As vítimas são ligadas diretamente a Israel e Gilvan, membros de facções rivais, que foram pilares da série de crimes violentos.
“Tivemos uma disputa territorial entre duas organizações criminosas, uma delas atacou pessoas ligadas a uma facção rival. Uma das lideranças era o Israel que estava ontem na sua casa e a sua mulher foi vítima de um atentado, perdeu a vida infelizmente. Esse Israel já tinha sido preso recentemente pelo Denarc na Operação Denarc 54 no dia 30 de setembro, ou seja, ele foi preso essa semana, foi solto no dia 2, e no dia seguinte, menos de 24 horas depois, ele sofreu um atentado e ele desencadeou uma série de reações atacando pessoas ligadas a uma facção rival, entre eles o Gilvan que é uma das lideranças do Bonde dos 40 que também é tornozelado e também foi preso neste mês e tinha sido liberado. A adolescente Jenifer é prima do Gilvan, o menor Eliton é filho do Gilvan e todos eles estão nesse contexto de guerra entre as duas facções e também um trabalho familiar. O Francisco teria entregado a localização do Israel”, explica o secretário.
A polícia conseguiu realizar a prisão de três pessoas envolvidas nos homicídios e tentativa de homicídio, porém já foram identificados, ao todo, cinco suspeitos de participação nos crimes. Ruan e Israel, soltos recentemente, estão foragidos.
Mortes na Santa Maria
Uma ação violenta na região da Grande Santa Maria, na zona Norte de Teresina, deixou três pessoas mortas e pelo menos 5 feridos em um intervalo de aproximadamente quatro horas. Os mortos são uma adolescente de 14 anos, uma jovem de 19 anos grávida e um homem de 44 anos.
O primeiro crime ocorreu no final da tarde. Uma mulher grávida de 19 anos identificada como Bárbara Teresa foi morta a tiros em uma rua do bairro. Os suspeitos se aproximaram em uma motocicleta e cometeram o crime. Essa primeira morte teria motivado as demais ações criminosas que vieram em seguida.
No início da noite, criminosos efetuaram disparos contra duas adolescentes em um supermercado. Uma delas, de 14 anos, identificada como Jeniffer Lorrane, morreu no local. A outra menor foi baleada de raspão e foi atendida no Hospital Mariano Castelo Branco, da região.
O outro homicídio foi no Parque Brasil I. Por lá, dois homens que estavam fazendo uma reforma em uma casa foram surpreendidos com disparos de arma de fogo. Um deles, identificado como Francisco das Chagas, de 44 anos, morreu. Outro ficou ferido e foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Além das ações onde tiveram as mortes, houve outra ação criminosa onde fizeram disparos de arma de fogo em uma barbearia. As vítimas foram socorridas com vida e encaminhadas ao hospital. Na manhã de hoje o corpo de Eliton Emanuel Patrício dos Santos Alves, de 13 anos, foi encontrado em uma casa abandonada, ele estava na barbearia, pulou um muro para fugir dos disparos, e acabou caindo morto no local.