Uma operação conjunta da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) Sul, realizada nesta quarta-feira (9), removeu diversas sucatas de veículos da Avenida Maranhão, em Teresina. A ação, que contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), teve como objetivo desobstruir áreas destinadas ao passeio público.
O gerente de controle e fiscalização da Saad Sul, Altino Alex, explicou que o alto índice de reincidência dessas infrações levou o município a adotar medidas mais rígidas contra as empresas responsáveis. Somente neste ano, foram emitidas 64 notificações, realizada quatro apreensões e aplicadas 17 multas, algumas ultrapassando o valor de R$ 8 mil.
"Nosso código municipal de postura não permite de maneira alguma a presença de sucata, ferro-velho, nem afixados nas paredes, calçadas ou no passeio público, muito menos na via," afirmou Altino.
A Strans ressaltou que, além de desrespeitar as normas, a ocupação das calçadas por veículos sucateados pode aumentar o risco de acidentes. O caso mais recente ocorreu no último domingo (6), quando o veículo dirigido pelo influenciador Lokinho e seu namorado, Stanlley Gabriel, atropelou e matou duas mulheres, além de ferir duas crianças em frente a um ferro-velho na BR-316, zona Sul de Teresina.
"Esses veículos não apenas se tornam focos de proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue, mas também dificultam a mobilidade de pedestres e veículos, podendo resultar em acidentes graves, inclusive fatais, devido ao bloqueio das calçadas e passeios," destacou o assessor jurídico da Strans, Jomerito Santos.
Mín. 21° Máx. 40°